O PROCON/SL realizou entre os dias 14 e 18 de dezembro, a pesquisa de preço dos produtos que compõem as ceias de final de ano. O objetivo é disponibilizar uma referência ao consumidor e apresentar as variações de preços encontradas por meio da pesquisa, sendo que os valores constatados são referentes aos dias em que a pesquisa foi coletada, podendo ocorrer alterações.
Foram visitados oito supermercados da cidade e um total de 13 produtos analisados. Somente estão inclusos no comparativo itens comercializados em, no mínimo, três dos estabelecimentos visitados, ressaltamos que os resultados do levantamento não podem ser utilizados para fins publicitários.
A pesquisa comparou vários produtos e traz itens tradicionais das ceias de final de ano, como: carnes, panetones, vinhos, espumantes e outros ingredientes utilizados para o preparo das diversas receitas. A maior variação encontrada foi no quilo das uva passas sem semente preta, com preços entre R$ 11,99 Kg e R$ 31,15 kg variação de 160%.Lembramos que lojas da mesma rede podem praticar preços diferentes.
O gerente do PROCON/SL, Carlos Alberto Andrade, alerta para que os consumidores programem antes quais alimentos irão utilizar, efetuando uma cuidadosa análise de preços. As informações contidas nos rótulos merecem muita atenção: fique de olho no peso, na data de fabricação, no prazo de validade e condições de conservação.Ao passar os produtos pelo caixa, se houver diferença entre o preço registrado e o informado na gôndola, prevalece o menor.
Outras dicas são:
• Não compre latas de conservas (doces ou salgados) que estejam amassadas ou estufadas;
• Não adquira produtos em embalagens de vidro que apresentem líquido com espuma, opaco ou turvo;
• Os dados do produto como data de validade, peso, nome e endereço do fabricante, composição e valores nutricionais devem apresentar escrita nítida e sem rasuras.
• Carnes e derivados expostos devem estar protegidos da poeira e de insetos, sendo refrigerados de forma apropriada quando necessário.
• Dê preferência aos produtos da época. Esses apresentam melhores preços, qualidade e sabor.
• Os produtos a granel por vezes apresentam melhor custo benéfico, minimizando assim a sobras de produtos pouco usados no dia a dia.
Consulte a pesquisa de preços feitas pelo PROCON SETE LAGOAS: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Planilha%20pesquisa%20de%20natal%202017%20PROCON%20-%20SL%20FINALIZADA%20(3).pdf
Ascom Procon
Mín. 14° Máx. 26°