A Associação dos Artesãos de Paraopeba e Região, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realiza nesta quarta-feira (20 de dezembro), às 20 horas, no CAAZEC, o encerramento das “Oficinas de Artesanato” ministradas com recursos da Subvenção Municipal de Cultura. O CAAZEC fica localizado na Praça Cel. Caetano Mascarenhas, 322.
De acordo com a presidente da Associação dos Artesãos de Paraopeba e Região, Maristane Coelho, além das Oficinas indicadas pelos próprios artesãos, foram desenvolvidos trabalhos com jardinagem, bainhas em toalhas e máscaras folclóricas decorativas. “O objetivo da Associação é capacitar a mão de obra com o foco na geração de emprego e renda. Pessoas estão fora do mercado formal, mas são habilidosas. Paraopeba é conhecida pelo artesanato que foi exposto até em São Paulo.”, conta.
Para Maristane, as oficinas é um meio a fim de qualificar as pessoas para fazer um artesanato bacana e com melhor acabamento. Segundo ela, cada oficina teve 20 horas de treinamento. “Durante o encerramento também teremos apresentações dos grupos de teatro, de folia mirim e contadores de histórias treinados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
A presidente da Associação dos Artesãos explica que já foram promovidas diversas capacitações e o objetivo é continuar fazendo outras. “Este ano, através da Subvenção Municipal ocorreram quatro oficinas e pela Estadual duas e mais três para serem feitas em janeiro com as pessoas já cadastradas. É um trabalho bem bacana que já mostra resultado em todos estes anos de treinamento ofertado para a população.”, conclui.
Da Redação
Mín. 16° Máx. 23°