Farofa
Corte o leitão em três pedaços. Tempere e deixe curtir por 3 horas antes de assar. Coloque para assar durante mais ou menos três horas e meia. Asse em fogo baixo para não queimar. Deixe bem dourado.
Depois de frio, corte em pedaços menores e frite no óleo bem quente, durante 8 a 10 min.
Para a farofa: frite o bacon e a calabresa e reserve. Leve uma frigideira ao fogo e coloque a farinha. A seguir, adicione os ovos levemente batidos com um garfo, a calabresa, o bacon, a salsinha, a cebolinha e a azeitona. Mexa bem. Deixe a farofa bem sequinha.
Tempero do Leitão
Leitão
OBS: não utilize cebola ou cheiro verde pois estes ingredientes podem amargar a carne de porco
Tempero
Numa tigela misture sal, alho amassado, orégano desidratado, pimenta calabresa, pimenta malagueta curtida na cachaça, pimenta síria, pimenta-do-reino moída, açafrão, louro, cominho em pó, hortelã seca e noz-moscada moída. Reserve.
Leitão
Com o auxílio de uma faca afiada, fure a carne de 1 leitão limpo (com +/- 12 kg) dividido em 2 bandas. Não fure a pele do leitão, somente fure a carne! Reserve.
Num saco de plástico grande (ou recipiente grande) coloque o leitão e tempere com 12 colheres (sopa) de tempero pronto (OBS: para cada kg de leitão coloque 1 colher de sopa), 1 copo (tipo americano) de suco de limão, 1 copo (tipo americano) de cachaça com manjericão (batida no liquidificador), 1 copo (tipo americano) de vinho branco seco (de boa qualidade), 2 colheres (sopa) de ervas de provance (ou ervas picadas de sua preferência) e 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Misture tudo muito bem e guarde na geladeira por 7 dias.
Retire o leitão da geladeira e despreze a marinada. Lave o leitão para retirar o excesso dos temperos. Coloque o leitão com a parte da costela virada direto na grelha da churrasqueira (com abafador) ou em forno a gás (sobre uma grelha dentro de uma assadeira) e asse a 150º C por 6 a 7 horas.
Depois de assado, pururuque o leitão que pode ser feito de 3 maneiras:
1 – Jogar óleo ou azeite fervente (+/-220ºC) sobre a pele do leitão (ainda quente) depois de bem assado.
2 – Outra maneira é assar o leitão na brasa sobre uma grelha, em fogo lento e depois de pronto e ainda quente tostar o couro bem próximo das brasas, com cuidado para não queimar.
3 – Depois de assado e ainda quente utilizar um “pururucador” e pururuca o couro do leitão.
½ xícara (chá) de salsinha picada
¼ xícara (chá) de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de óleo
1 pimenta dedo-de-moça em conserva
1 cebola pequena picada
Azeite, suco de limão e sal à gosto
1 leitão
No liquidificador coloque cebola, salsinha, cebolinha, suco de limão, pimenta dedo-de-moça e bata por 1 minuto em velocidade alta ou até obter uma pasta homogênea. Coloque o leitão em uma assadeira, passe sal sobre todo o leitão, por dentro e por fora e distribua o tempero batido por todo o leitão.
Cubra a assadeira com filme plástico, leve à geladeira e deixe marinar por no mínimo 12 horas.
Retire da geladeira e limpe todo o tempero da pele do porco (este procedimento é necessário, pois o tempero queima muito facilmente podendo comprometer o sabor e o tempo de cozimento do leitão).
Ligue o forno em temperatura alta (200ºC).
Coloque o leitão sobre uma grade própria para assados ou assadeira untada com azeite, cubra com papel-alumínio, com o lado brilhante voltado para baixo, vedando o leitão muito bem.
Leve ao forno e deixe o leitão assar por 1 hora.
Retire o papel alumínio, limpe bem a grade ou assadeira, unte novamente e leve ao forno por mais 1 hora, agora sem cobrir, até que a pele fique bastante dourada.
Para que a pele fique pupuruca o leitão deverá receber calor de cima para baixo no final da cocção (por no mínimo 10 minutos), alguns fogões possuem esta função (que gratina alimentos); outra solução é retirar o leitão do forno e deixar por 10 minutos na estufa do forno; se o seu forno não possui nenhuma dessas funções, a última solução é aquecer um pouco de óleo e jogar sobre a pele do leitão (fora do forno), formando assim, a pururuca.
Esta última opção é a menos recomendada, pois o leitão fica mais encharcado de gordura e portanto menos saboroso.
Para limpar o leitão
Divida o leitão ao meio, sem separar as bandas. Corte somente os ossos. Elimine a cabeça e os pés (cortando na altura das justas). Lave o leitão e perfure a carne. Em seguida, tempere com o suco de limão e deixe descansar por dez minutos. Lave-o novamente. Em caso de ter algum pêlo no leitão, retire-o com uma faca afiada.
Marinada
Disponha o leitão numa bandeja, com a pele para baixo. Tempere-o com o sal, alho e as pimentas. Adicione o salsão, o alho-poró, o alho batido, a salsinha, a cebolinha e a cebola. Acrescente água suficiente para deixar marinando por doze horas.
Cozimento
Leve o leitão em uma panela grande, com todos os temperos da marinada e cozinhe por 40 minutos. A pele do leitão deve ficar para cima, para que seja preservada para a pururuca.
Pururuca
Aqueça o forno a uma temperatura de 180°C a 200°C. Retire o leitão da panela, sem a marinada, e coloque-o nas grades do forno. Logo abaixo (no fundo do forno), coloque uma assadeira com água até a metade, para receber os respingos de gordura. Mantenha a assadeira sempre com água. Deixe o leitão dourar por cerca de 30 a 40 minutos.
Mín. 14° Máx. 26°