A Coletiva de Imprensa do novo bispo diocesano de Sete Lagoas, Dom Aloísio Vitral, realizada nesta quarta-feira, às 9 horas, na Catedral de Santo, foi muito proveitosa. Esta é a avaliação do próprio Dom Aloísio. Também Dom Guilherme Porto, que se torna bispo Emérito da Diocese de Sete Lagoas, esteve no início da Coletiva e acolheu Dom Aloísio. “O contato da Imprensa com o novo bispo será muito valioso para o nosso povo. Dom Aloísio, seja bem-vindo entre nós e o senhor sinta-se muito feliz!”, exclamou.
Também o responsável pela Comunicação Diocesana, padre Fernando Gonçalves expressou a alegria pela chegada de Dom Aloísio Vitral. “Gostaríamos de estreitar os nossos laços com a Comunicação. Dom Aloísio, seja bem-vindo e sinta-se bem aqui conosco!”, manifestou.
Ao ser questionado sobre o “protagonismo dos leigos”, o bispo disse que esta não é a melhor palavra. “Na verdade, o protagonismo é do Espírito Santo! Quando a instituição esquece do Espírito, ela endurece. Portanto, o protagonismo é de ninguém! Não é do bispo, não é do padre, dos jovens, idosos, desse ou daquele, porque somos irmãos. É juntos que vamos caminhar. Por mais que eu faça, nunca será o suficiente. É um grande mistério.”, refletiu.
Dom Aloísio disse que vem com muita simplicidade de coração. “Claro que a gente é gente, pessoa e ser humano. O que me encanta é que Deus não escolhe anjos, mas seres humanos com suas sombras. Aqui estamos para caminhar juntos nesse momento complexo. Desejamos que o mandamento do amor seja vivido.”, ressaltou.
O novo pastor diocesano lembrou que vem do Vale do Mucuri com influência do Vale do Jequitinhonha, onde há uma realidade muito doída. “Os pobres são nossos mestres. Agradeço a Deus por estar aqui! Acolho isso como um grande presente em minha vida. Em primeiro lugar, meu comportamento é escutar! Escutar os padres e o povo para depois dizer algo. Venho para desposar a Igreja de Sete Lagoas e não importa o tempo!”, enfatizou.
Dom Aloísio Vitral toma posse como novo bispo da Diocese de Sete Lagoas, neste sábado (16 de dezembro), às 9 horas, em "Celebração Eucarística" no Estádio Arena do Jacaré, que será presidida pelo arcebispo metropolitanto de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebrada por outros bispos, padres e fiéis leigos das Paróquias de Sete Lagoas, cidades circunvizinhas e da Diocese de Teófilo Otoni, estava Dom Aloísio como bispo diocesano.
Da Redação
Mín. 14° Máx. 26°