Nada de parcelamento, nada de acordo. Esta foi a decisão tomada pelos trabalhadores em assembleia geral convocada e realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sete Lagoas, na manhã desta quarta-feira (29), na sede da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI). A informação é do presidente da entidade, Mário Geraldo Alves de Paula.
O sindicalista confirmou o que trabalhadores denunciaram anonimamente ao Megacidade.com, de que a Turi propusera o parcelamento do 13º salário em quatro vezes. Oitenta trabalhadores compareceram à assembleia nesta manhã e recusaram a proposta da empresa, concessionária do transporte coletivo de Sete Lagoas há décadas.
De acordo com Mário Geraldo Alves de Paula, mesmo que a Turi apresentasse uma proposta de compensação, como um abono, por exemplo, a categoria não aceitaria. Disse mais: a persistir o impasse, o sindicato acionará o Ministério do Trabalho para que haja “interferência” nas negociações. O que está fora de cogitação, afirma o sindicalista, é o parcelamento do 13º salário devido aos trabalhadores.
À tarde haverá outra assembleia com outros trabalhadores, convocada para deliberar sobre a mesma pauta, acrescenta o presidente do sindicato. A expectativa de Mário Geraldo Alves de Paula é que a nova assembleia ratifique o que a primeira decidiu: parcelamento, não.
A respeito de outras reclamações dos trabalhadores às quais o Megacidade.com teve acesso, como extensa jornada de trabalho, a falta de reajuste do valor do ticket refeição, entre outras demandas, todas elas serão tratadas em outra assembleia que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sete Lagoas realizará, afirmou Mário Geraldo Alves de Paula.
Silêncio – O Megacidade.com tentou ouvir a versão da Turi sobre o parcelamento do 13º salário dos trabalhadores e as outras reivindicações da categoria. A equipe de reportagem fez contatos por telefone e por e-mail na terça-feira (28) e na quarta-feira (29), mas a empresa não respondeu a nenhuma pergunta. O gerente da Turi, Gilberto Antônio Martins, por meio de sua secretaria, informou que não está tendo tempo para responder às perguntas encaminhadas por e-mail pelo Megacidade.com, pois, alega a empresa, está ocupada em resolver os problemas entre a empresa e os trabalhadores. Nem mesmo sobre o 13º salário, uma das várias perguntas encaminhadas, foi dada resposta. O Megacidade.com informou à empresa que o espaço está aberto para sua manifestação, mas, sem ela, publicaria esta matéria, uma vez que todas as partes tiveram o mesmo tempo e espaço para se manifestar.
Mín. 17° Máx. 19°