Faltam apenas duas rodadas para o encerramento desta temporada da Série B, e o torcedor do América espera soltar ainda neste sábado (18) o grito de “campeão”. Com 94,4% de chances de conquistar o título, segundo o site do Departamento de Probabilidades da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho garante o caneco se vencer o Londrina, em partida marcada para às 17h, no Estádio do Café, em Londrina.
O América lidera a tabela de classificação com 69 pontos, quatro a mais que o Internacional, vice-líder. No caso de uma vitória sobre Londrina, que está em quinto lugar, com 58 pontos, e ainda briga pelo acesso, o alviverde não poderá mais ser alcançado pelo time gaúcho, que neste sábado (18) vai ao Estádio Serra Dourada, em Goiânia, enfrentar o Goiás. A equipe esmeraldina ainda não está matematicamente livre do rebaixamento.
Caso não vença o Londrina, o América ainda poderá ser campeão neste sábado (18) se o Internacional perder para o Goiás. O título também vem se o Coelho e o Colorado empatarem em seus compromissos. Se ainda assim a taça não vier, o alviverde terá a chance de ser campeão no próximo sábado, na Arena Independência, diante do CRB-AL. A conquista do título nacional vai fazer o América juntar-se a Coritiba, Paysandu, Goiás, Paraná e Palmeiras como os únicos clubes bicampeões da Série B.
Campanha. A confirmação do título neste sábado (18) também serviria para coroar a equipe com a melhor campanha na Série B. O América se destaca nas estatísticas da competição por ter o maior número de vitórias (19), o menor número de derrotas (5), o quarto melhor ataque (45 gols) e zaga menos vazada (25 vezes). O time tem aproveitamento de 63,9%.
Técnicos vão fazer duelo à parte no confronto deste sábado
A partida deste sábado entre América e Londrina vai marcar o duelo entre os dois treinadores com maior longevidade no comando de um mesmo clube. Cláudio Tencati assumiu a equipe paranaense no dia 21 de abril de 2011, enquanto que Enderson Moreira está à frente do Coelho desde o dia 21 de julho de 2016.
Enderson Moreira chegou ao América no meio do ano passado com a missão de tentar evitar o rebaixamento à Série B. Mesmo não conseguindo alcançar seu objetivo, o treinador teve seu contrato renovado com o Coelho, e levou o time novamente para a elite do Brasileiro.
Cláudio Tencati foi responsável pelo reerguimento do Londrina. No Tubarão, o treinador foi campeão estadual da segunda divisão, em 2011, e conquistou a primeira divisão do paraense em 2014. Ele também tem no currículo pelo clube os acessos da Série D para a C, em 2014, e da C para a B, em 2015. Nesta temporada, Tencati levou a equipe paranaense à conquista da Primeira Liga.
Mín. 14° Máx. 26°