Alunos que fazem parte do Programa Meu Primeiro Negócio, do Governo de Minas, estiveram no programa O Povo no Rádio, da Musirama FM, na última sexta-feira (10) apresentando seus produtos. Eles foram recebidos pelos radialistas Geraldo Padrão e Douglas Melo e explicaram como as miniempresas criadas em suas escolas fecharam parcerias com algumas das principais feiras da cidade.
Os estudantes das escolas estaduais Edith Furst, Professor João Fernandino Jr. (Industrial) e Rute Brandão de Azeredo, instituições que participam do programa, vão vender a carteira mágica na Feira do Boa Vista, o VR Cardboard na Feira do Cidade de Deus e as almofadas personalizadas na Feira da Família, no Shopping Sete Lagoas. "No Meu Primeiro Negócio os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática o cotidiano de uma empresa de verdade e essa parceria com o Shopping Sete Lagoas e a Prefeitura dará a esses jovens mais visibilidade para seus produtos", afirmou o agente regional de inovação do Governo de Minas, Marcelo Sander.
As escolas de Sete Lagoas estão entre as instituições de outros 69 municípios participantes. O edital para o primeiro semestre de 2018 será divulgado nos próximos dias e o Governo de Minas espera que 650 escolas estaduais participem no ano que vem. "Essa experiência tem sido muito enriquecedora. Eles estarão mais preparados para o mercado de trabalho com esse programa", explicou o professor e vice-diretor da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, Washington Eloi Francisco.
Como funciona
O Meu Primeiro Negócio é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e a Júnior Achievement , com o objetivo de promover a cultura empreendedora entre alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais.
De acordo com Governo de MInas, os participantes chegam a esse resultado por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Ao longo de 12 semanas, eles aprendem conceitos de mercado, comercialização e livre iniciativa, com orientação de profissionais de marketing, finanças, recursos humanos e produção, para vivenciar uma jornada de educação voltada para o empreendedorismo e o ingresso no mercado de trabalho com mais capacitação.
Mín. 14° Máx. 26°