Um projeto pioneiro da CNH Industrial, uma das líderes globais no setor de bens de capital, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem promovido a troca de conhecimento entre indústria e ensino superior. Estudantes do curso de Design, da Escola de Arquitetura, estão tendo acesso às fábricas de Sete Lagoas e Contagem, que produzem veículos comerciais e equipamentos de construção, para aulas práticas de novas disciplinas, e tendo a oportunidade de acompanhar toda a inovação tecnológica desenvolvida, seguindo as tendências mundiais.
No começo deste ano foram criadas duas matérias semestrais. “Acessibilidade em Máquinas Off-Road” tem como objetivo pensar no design e meios de acesso para pessoas com mobilidade reduzida aos equipamentos de construção do futuro, tendo retroescavadeiras e motoniveladoras como foco em 2017. A disciplina “Acessibilidade em Veículos de Transporte Urbano e Inter-Estadual”, por sua vez, visa o desenvolvimento de modelos de representação relacionados a estudos de otimização ou criação de soluções para o acesso aos usuários de veículos de transporte público coletivo, considerando pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ambas são desenvolvidas em parceria com as marcas CASE Construction Equipment, New Holland Contruction e IVECO BUS, são extracurriculares e optativas, com 30 horas de duração em um total de 10 aulas.
A primeira turma já apresentou os trabalhos finais da matéria, encerrando de forma bem-sucedida e abrangente. “Por meio dessa parceria, os alunos se capacitam a resolver problemas reais do mercado, enquanto a CNH Industrial recebe ideias disruptivas que dificilmente surgiriam em paralelo às atividades do dia a dia”, afirmou o responsável pela área de Inovação em Máquinas de Construção da CNH Industrial, Thiago Figueiredo.
O gerente de Marketing de Produto da IVECO BUS para a América Latina, Gustavo Serizawa, explica que a disciplina Acessibilidade em Veículos visa a ampliação da discussão sobre a prática do Design na fabricação dos veículos de transportes urbanos de forma abrangente e para toda a rede e cadeia relacionadas. “Os estudos seguem uma abordagem sustentável, relacionada ao bem-estar dos usuários, atentos ao surgimento de novas exigências e à tendência de crescimento da expectativa de vida da população mundial ativa e o consequente aumento do número de usuários ativos mas com dificuldades de movimentação. Esse tipo de cooperação é uma ponte muito importante entre o meio acadêmico e a indústria, proporcionando excelentes resultados para toda a sociedade”, afirmou.
Os estudantes vão participar do evento IVECO BUS Experience, no Complexo Industrial da CNH Industrial em Sete Lagoas, com representantes de toda a cadeia, para apresentar o workshop “Próxima Parada 2030 – o Futuro já Começou”. O objetivo será desenvolver modelos para otimizar e criar soluções para o acesso aos usuários de veículos de transporte público coletivo, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo o professor e subcoordenador do curso de Design da Escola de Arquitetura da UFMG, Leonardo de Oliveira, é muito importante oferecer aos alunos matérias interdiciplinares, que diferenciam seus currículos e dão oportunidade de desenvolver estudos específicos. “Este tipo de parceria coloca os alunos em contato com o mundo real e demandas reais, possibilitando experimentações importantes e ganho de maturidade”, disse.
Da Redação com Página 1
Mín. 17° Máx. 19°