O “IX Encontro de Bandas” no Município de Inhaúma, juntamente com as Bandas das cidades vizinhas, Sete lagoas, Capim Branco, Martinho Campos, Funilândia, Cordisburgo, Belo Horizonte, Pitangui, e Matozinhos, foi valioso para a cidade, considerando que as diversas apresentações de músicas fizeram um grande espetáculo.
O grande evento realizado no sábado (14 de outubro), na praça “Dr. Flávio Gutierrez”, pela Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Cultura e da Diretoria da Corporação Musical São Sebastião, trouxe um repertório variado, desde músicas contemporâneas a canções que há anos embalam os apreciadores da boa música, o encontro encantou o público de todas as idades.
O IX Encontro, além de valorizar a música como arte, teve o objetivo de consolidar a gastronomia local, o artesanato, quitandas e doces variados, tornando uma oportunidade de atrair visitantes e incrementar a renda daqueles que participaram com suas barracas.
Na oportunidade foram entregues Troféus para o prefeito Juninho, o vice Murilo e para a diretora de Cultura Dardânia Pontello. Também receberam troféus os maestros e presidentes de cada corporação, como estímulo para que continuem usando a música como principal formadora de talentos, incentivando os jovens e promovendo um intercâmbio musical entre cidades vizinhas.
Esse encontro foi de suma importância porque teve como intuito elevar a autoestima dos integrantes, estimulando–os a participarem mais dos eventos culturais e conservarem o gosto pela música e incentivar aqueles que querem se ingressar em momentos de lazer e musicalidade para a comunidade.
Já no domingo (15), a festa estendeu-se durante o dia com a participação da “Feirinha Cultural” local, explorando a gastronomia e venda de hortaliças orgânicas, quitandas, doces de varias qualidades e a arte dos nossos artesãos, um trabalho feito por moradores locais e oferecido à comunidade. Outra atração foi à apresentação dos alunos do “Projeto Caça Talentos” da Assistência Social, que desenvolvem aulas de violão no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, onde o jovem é incentivado através da música, a procurar caminhos que os levam a realizar sonhos, tendo a oportunidade de desenvolver seus talentos em um ambiente de amizade e união. Os jovens alegraram a manhã do domingo com lindos repertórios. Logo após houve a participação do “Grupo Couro de Boi”, de tradição da cidade, que de forma voluntária finalizou o evento com canções alegres e inesquecíveis.
Da Redação
Mín. 16° Máx. 23°