No mês de outubro se comemora muita coisa, dia das crianças, dia da padroeira do Brasil, festas que nem tem origens brasileiras como o Halloween.
Ainda temos a semana de recesso escolar, que da uma parada, pra que todos tomem o ultimo folego antes da reta final do ano letivo. Todos descansam, passeiam, se divertem. Até mesmo os mestres, que se preparam pras provas finais e pra encerrarem mais um ano letivo, com a sensação do dever cumprido.
Pra uns realmente é um dever, já para outros nem é a satisfação, mas sim o amor que toma conta desses simples mortais, que tiveram de Deus o dom de se formarem mestres na educação.
Educação ultrapassada, famílias distantes das escolas, filhos criados por espaços onde deveriam aprender a ler e a escrever. Brincar nas aulas de Educação Física, aprimorando a coordenação motora, a socialização e nas aulas de artes colocando em pratica seu lado artista. Ao contrario de ter esses profissionais que lutarem por seus direitos, cada dia menores e ainda suportarem as cargas pesadas cada dia maiores.
Ter quer ser ao mesmo tempo, pais e mães dos filhos que vem pra escola, psicólogos, amigos, confidentes, até mesmo às vezes agentes sociais e de saúde. Sabedores das realidades dessas crianças, incapazes de não estender suas mãos.
Hoje venho render minhas homenagens a eles e a elas que dedicam quase toda sua vida pra ensinar aos que quando saem da escola como formadores de opinião e ate mesmo profissionais de sucesso, se esquecem de que o dia 15 de Outubro é dedicado aos mestres do saber.
# E justamente no dia em que se comemora o dia dos professores as escolas estão fechada para o recesso escolar, que deveria ser somente pra eles.
Heloisa Marinho
Mín. 14° Máx. 26°