A Prefeitura de Sete Lagoas iniciou o curso de capacitação em Libras para servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação . De acordo com a determinação da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, o decreto 5.636, de 26 de dezembro de 2005, que reconhece a Libras como língua natural dos surdos, os departamentos da administração pública devem viabilizar o tratamento diferenciado aos deficientes auditivos por meio do uso e difusão de Libras e da tradução e interpretação, capacitando os servidores públicos municipais para esse função. “É um curso voltado para o atendimento para que qualquer deficiente auditivo que estiver no ambiente interno da prefeitura consiga se comunicar e, consequentemente, não dependa de uma terceira pessoa para se fazer entender”, disse o prefeito Leone Maciel.
Técnicas superiores de ensino, recepcionista e estagiário em T.I. da Secretaria Municipal de Educação participaram do primeiro dia de capacitação para o atendimento ao público específico. O curso ministrado pela intérprete em Libras, Luciana Caldeira, prosseguirá nas próximas semanas com o apoio do secretário municipal de Educação, Gutembergue Ferreira da Silva e a diretora do departamento de equipe pedagógica, Rita Martins. “Para o convívio social faz muita diferença. Com um simples cumprimento em Libras, quebram-se imediatamente as resistências”, ressaltou o secretário.
Na primeira aula os alunos receberam uma contextualização sobre a história da educação de surdos no mundo e no Brasil e tiveram contato inicial com o alfabeto de libras, além de aprenderem sinais e as formas de receber e atender o deficiente auditivo.
Ascom Prefeitura de Sete Lagoas
Mín. 17° Máx. 19°