Pela primeira vez no Brasil, o Governo do Estado de Minas Gerais vai ofertar cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para pessoas com Síndrome de Down. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e a Prefeitura Municipal de Pelo Leopoldo.
Ao todo serão ofertadas 25 vagas para pessoas com deficiência intelectual. O curso de recepcionista de eventos tem 200 horas de conteúdo e duração aproximada de três meses. “A Sedectes atua hoje de diferentes formas no incentivo ao mercado de trabalho por meio de projetos de inovação e empreendedorismo. Nossa meta é contribuir na capacitação nas mais diversas formas, buscando uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o secretário Miguel Corrêa.
O curso, que acontece dentro da Escola Municipal José Elias da Costa, teve início na quinta-feira (21) para os 17 alunos que já se inscreveram. O primeiro momento contou com a participação dos alunos e familiares, além de autoridades municipais. Os pais dos alunos contemplados com a oportunidade comemoraram a possibilidade de um futuro de trabalho e autonomia. Para Clayton Ventura, pai do aluno André, o curso vai realizar um papel importante de inserção para as pessoas com necessidades especiais do município. “Essa modalidade vai preparar as pessoas que são tão especiais para nós. O curso do Pronatec Sedectes veio facilitar a oportunidade para absorção no mercado de trabalho. Sempre tive a esperança de que meu filho seguiria a vida independente e feliz”, contou emocionado.
A coordenadora-geral do Pronatec Sedectes, Cristiane Saldanha, salientou que a perspectiva é de que o benefício do curso destaque a capacitação profissional dos alunos. "Buscamos inovar nos cursos que a secretaria já oferece desde o início do ano. Atuamos hoje em 17 municípios na Grande BH e interior de Minas Gerais. A capacitação para pessoas com síndrome de down representa um grande avanço na inclusão social e produtiva”, disse.
Os alunos, por meio dos pais, vão receber ajuda de custo de R$9,00 por dia. O auxílio vai ser de acordo com o dia de aula frequentado. Além disso, todos receberão material escolar e uniforme. Para participar o aluno deve ter idade superior a 16 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro na Secretaria de Assistência Social de Pedro Leopoldo.
Mín. 14° Máx. 26°