Um golaço de falta! Foi mais um na carreira do meia-atacante Roninho, sete-lagoano de nascimento, com passagens por vários clubes brasileiros, que também defendeu o Al-Nahda, de Omã, no Oriente Médio, e agora está emprestado até o fim de 2017 ao Thai Honda Latkrabang, da Tailândia, na Ásia. O jogador, rápido na movimentação, hábil nos dribles e eficaz nos chutes, fez o gol do Thai Honda Latkrabang. Pena que o time não suportou a intensidade do jogo e o placar virou para 2 a 1. Mas aí é outra matéria.
Roninho desembarcou no futebol asiático com a credencial de campeão da Copa Mazda, conquistada em Omã, no Oriente Médio. Ele está no Thai Honda Latkrabang por empréstimo até o fim do ano. Seu gol foi um dos destaques da TPL, uma das competições mais importantes do futebol tailandês. “Cheguei no segundo turno”, recorda Roninho. Com mais três jogadores estrangeiros – todos brasileiros – o quarteto tenta livrar o Thai Honda Latkrabang do rebaixamento. Hoje, o time está em 17º lugar. Em parceria com Roninho, jogam no time Ricardo Jesus ( centroavante, ex-Internacional de Porto Alegre e CSKA da Rússia), Gustavo Silva ( volante que jogava em Hong Kong) e Rafinha (atacante, ex -Flamengo , cedido pelo clube carioca por empréstimo ). “Eu já joguei aqui dois anos atrás no Phuket FC então a adaptação foi tranquila, porque já sou conhecido no país “, revela o meia-atacante sete-lagoano.
Início e futuro – Depois de começar pelos campos do bairro Nova Cidade, em Sete Lagoas, onde nasceu, Roninho passou pelo Ideal – o Galo da Gamela – e, em 2010, fez sua estreia no futebol profissional, pelo Coimbra Esporte Clube, em Nova Lima. A habilidade de Roninho chamou atenção de outros clubes. A carreira começou a ganhar novos ares. Passou pelas equipes do América-RN, Guarani de Campinas, Boa Esporte, Uberaba, Portuguesa Santista, Barueri e Central (Pernambuco). Foi da equipe do América –RN que Roninho se transferiu para o futebol árabe. Lá, defendeu as cores do Al-Nahda, onde conquistou o título da Copa Mazda em Omã, país do Oriente Médio. Roninho também atuou pelo Saham Club, equipe de outro país, os Emirados Árabes Únidos.
Com o destaque obtido no Oriente Médio, Roninho chegou com as melhores credenciais ao futebol asiático. Em junho deste ano, ele foi apresentado ao novo clube. “Meus planos para o futuro é jogar na Europa. Eu quase fui jogar em Portugal no ano passado, Europa ainda é um sonho que pretendo realizar muito em breve, com fé em Deus “, aposta o jogador.
Sobre o golaço de falta que marcou na mais recente rodada no campeonato tailandês, Roninho diz que “graças a Deus tenho essa facilidade em bolas paradas, tenho um índice muito bom de acertos é uma qualidade que eu já tinha mais passei a ficar craque nas faltas quando comecei a treinar com o Fumagali no Guarani de Campinas depois de aprender com ele não parei mais de treinar e os gols passaram a acontecer muito mais frequente”.
No ritmo da carreira, Roninho não esconde a alegria em jogar futebol profissional, mesmo do outro lado do mundo. “Sou muito feliz jogando o exterior ,sou mais valorizado, as pessoas te tratam com mais respeito, você realmente é tratado como ídolo. Isso é muito gratificante “, diz, com sinceridade, decorridos sete anos de carreira profissional.
E para os próximos jogos? Teremos a bola no fundo das redes de uma forma tão bonita como foi na rodada anterior? Com a palavra, Roninho. “Este é um dos gols mais bonitos que já marquei, mas eu gosto mais de um gol de falta que eu fiz quando defendia o Guarani de Campinas”, recorda. Então, como narra Galvão Bueno, “pra cima deles, Roninho!”
Mín. 14° Máx. 26°