Não seria um exagero dizer que “Mirela e o Dia Internacional da Mulher” é um livro construído a seis mãos. Nascido após uma pesquisa escolar da pequena Helena Prestes, filha da cientista social Ana Prestes, a obra foi concebida a partir de uma constatação: não há bibliografia que aborde o Dia Internacional da Mulher para o público infantil. Foi essa perspectiva que motivou Ana a se reunir com as duas filhas, Helena e Gabriela, para elaborar um livro que contemplasse uma abordagem informativa, lúdica, e ao mesmo tempo reflexiva acerca do lugar ocupado pela mulher na sociedade. Para dar visibilidade a essa história, o projeto “Encontro com a escritora”, do Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, parte integrante do Circuito Liberdade, promove neste sábado (23) um bate-papo e a leitura da obra. O evento conta com a presença de Ana e sua filha Gabriela, de apenas 7 anos. A entrada é gratuita.
Em forma de poema, todo rimado e cantado, o livro contém notas explicativas que mostram as sufragistas e feministas que lutaram pelos direitos de entrar em uma universidade, votar, sair de casa desacompanhada e tantas outras conquistas. Fotografias históricas e ilustrações da época demonstram o quanto a sociedade mudou e o quanto aumentou o espaço conquistado pela mulher. “Falar para o público infantil sobre os direitos das mulheres é extremamente importante e ajuda a desenvolver uma percepção crítica sobre o espaço que ocupamos. O livro também possui sugestões paradidáticas para auxiliar professores na abordagem do tema”, explica Ana.
Neta do casal comunista Luiz Carlos e Maria Prestes, Ana Prestes é uma entusiasta dos projetos da Biblioteca, como o “Encontro com a Escritora” e “A hora do conto e da leitura”. “Minhas filhas nasceram em Belo Horizonte e desde pequeninas participam dos programas oferecidos. O Setor Infanto-juvenil foi o primeiro contato das duas com uma biblioteca. Lembro de carregar a Gabriela no bebê conforto, enquanto Helena participava das atividades. Acho o projeto a “Hora do Conto e da Leitura” fantástico. Cria uma relação não comercial da criança com o livro. Ali é tudo apropriado para esse público”, avalia a cientista social.
SERVIÇO
“ENCONTRO COM A ESCRITORA”, com Ana e Gabriela Prestes
Data: 23/09/2017
Horário: 10h às 11h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Setor Infanto-juvenil (Praça da Liberdade, 21 - Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Telefone: 31 3269 1220 ou 3269 1223
Entrada: Gratuita
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação
Mín. 16° Máx. 23°