Em 4 de setembro, uma sócia do Clube Náutico de Sete Lagoas relatou ter fotografado um escorpião em uma piscina do clube, fato que a diretoria negou à época, quando ouvida pela reportagem do Megacidade.com. Diante do fato, o site indagou se os demais clubes sociais em Sete Lagoas passam por vistorias a fim de garantir a segurança de seus frequentadores. Por meio da Assessoria de Comunicação Social, a Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas se pronunciou a respeito.
Por e-mail, a Secretaria de Saúde esclareceu que “em caso de aparecimento de escorpiões ou outros animais peçonhentos, a orientação é que o clube entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, pelo telefone 3771.5796 para que uma equipe seja enviada ao local para fazer o esclarecimento aos responsáveis pelo estabelecimento sobre as condutas a serem tomadas.”
Medidas preventivas - Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, para evitar o aparecimento de escorpiões, é fundamental manter os ambientes limpos, já que eles se alimentam de baratas. Portanto, é necessário eliminá-las também. Atualmente, o uso de inseticidas não é recomendado para o combate aos escorpiões, pois eles não são capazes de matar estes animais, mas apenas desalojá-los. Algumas ações são importantes para evitar o aparecimento de escorpiões: evitar o acúmulo de entulho nos quintais e lotes vagos, manter os ralos fechados, já que os escorpiões vivem em redes de esgoto, evitar o acúmulo de lixo e não deixar alimentos expostos.
Inspeções - Com relação à inspeção em clubes, a Vigilância Sanitária esclarece que todos os clubes são inspecionados regularmente. As inconformidades encontradas são relatadas aos estabelecimentos por meio de Relatório de Inspeção Técnica para que as devidas providências de resolução dos problemas possam ser tomadas pelos responsáveis.
Mín. 17° Máx. 19°