As previsões para o confronto entre Avaí e Atlético, às 11h deste domingo, se concretizaram. Apesar de ser o visitante, o time mineiro trocou passes e teve maior posse de bola na tentativa de furar o bloqueio rival. Resultado? Gol da equipe catarinense na primeira etapa. Mas, de tanto insistir, os comandados de Rogério Micale conseguiram o empate por 1 a 1 com o venezuelano Otero, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O empate deixa o Atlético momentaneamente na 10ª posição da Série A, com 31 pontos - quatro a menos que o Flamengo, primeiro time do G6. O Avaí, por sua vez, soma 29 pontos e terminará a rodada fora da zona de rebaixamento.
O Atlético volta a campo no próximo domingo, às 19h. A equipe enfrentará o Vitória, no Independência. O Avaí, por sua vez, vai à Ilha do Urubu visitar o Flamengo, a partir das 19h de sábado.
O jogo
Nos cinco primeiros minutos da partida, o Avaí surpreendeu: deixou de lado o rótulo de ‘time reativo’ e partiu para cima dos visitantes. A melhor oportunidade do início do jogo, entretanto, foi do Atlético. Aos 7’, Valdívia, da intermediária, cobrou falta na cabeça de Fred. O atacante finalizou com perigo, mas a bola passou rente à trave direita defendida por Douglas.
Minutos depois, Victor errou a saída de bola e deu chance ao Avaí. Livre, Willians teve a oportunidade de bater para o gol, mas foi travado. Na continuação da jogada, o Atlético reagiu com um ataque de três jogadores contra um. Luan, entretanto, passou mal para Cazares. Na sobra, Valdívia finalizou por cima. Foi o último “ato” do meia na partida. Ele sentiu a queda após disputa de bola aos 12’ e deixou o campo para a entrada de Clayton.
A partir daí, a estratégia do Atlético ficou mais evidente. Com passes rápidos e quase sempre “de primeira”, o time tentava furar o bloqueio rival. A dificuldade, no entanto, persistia. Fred, Luan e Clayton arriscaram de fora da área. O Avaí, por sua vez, chegava nos contra-ataques, mas não conseguia finalizar. Aos 34’, Willians foi lançado, invadiu a área e tentou tocar para Pedro Castro. Último marcador, Luan conseguiu a interceptação.
O Avaí voltou a levar perigo. Depois de falta cobrada na barreira, Capa tentou o drible e caiu após dividida com Marcos Rocha. Jogadores do clube catarinense pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Os 62% de posse de bola do Atlético não deu resultado. Aos 45’, gol dos donos da casa. Júnior Dutra recebeu lançamento e ajeitou para Leandro Silva. O lateral chutou mal, e a bola caiu nos pés de Simião, que, de dentro da área, finalizou no canto esquerdo de Victor: 1 a 0.
No segundo tempo, o Atlético continuou com mais posse de bola, mas tinha dificuldades de incomodar Douglas. Seguindo a tônica do jogo, os jogadores do Avaí se posicionavam atrás da linha da bola e levavam perigo nos contragolpes.
Micale substituiu Cazares por Robinho para tentar melhorar o setor de criação. Minutos depois, entretanto, foi a vez do zagueiro Leonardo Silva arriscar um chute de longe - para muito longe. Elias carregou a bola desde a intermediária defensiva e invadiu a área para receber o passe. O volante atleticano caiu após dividida ombro a ombro com Leandro Silva e pediu pênalti - não assinalado pelo árbitro.
A partir daí, o Atlético demorou a voltar a incomodar Douglas. Aos 31’, Fred ajeitou para Marcos Rocha. O lateral bateu firme, mas foi parado pelo goleiro do Avaí. Claudinei Oliveira resolveu fechar ainda mais o time e colocou o zagueiro Airton no lugar do volante Judson.
Aos 37’, o time alvinegro finalmente venceu o bloqueio rival. Marcos Rocha recebeu em ultrapassagem e cruzou para Otero, que acabara de entrar no lugar de Luan. O venezuelano testou firme para empatar: 1 a 1. Minutos depois, Elias parou contra-ataque de Capa, recebeu o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho. A partir daí, poucas chances de gol e resultado mantido.
AVAÍ 1 X 1 ATLÉTICO
Avaí
Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Judson (Airton), Simião e Pedro Castro (Luãnzinho); Willians (Romulo), Joel e Júnior Dutra
Técnico: Claudinei Oliveira
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan (Otero), Cazares (Robinho) e Valdívia (Clayton); Fred
Técnico: Rogério Micale
Gols: Wellington Simião, aos 45 minutos do primeiro tempo (AVA); Otero, aos 37 minutos do segundo tempo (ATL)
Cartões amarelos: Judson e Romulo (AVA); Fábio Santos, Marcos Rocha (2) e Elias (ATL)
Cartões vermelhos: Elias (ATL)
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ressacada, em Florianópolis
Público: 9.527 torcedores
Renda: R$ 212.972,00
Data e hora: domingo, 17 de setembro, às 11h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro - GO (CBF)
Assistentes: Bruno Raphael Pires - GO (CBF) e Leone Carvalho Rocha - GO (CBF)
Mín. 14° Máx. 26°