Nos dias 30 e 31 de outubro, acontecerá, em Belo Horizonte, o 5º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros e pela primeira vez o Procon Municipal de Sete Lagoas recebeu com muito orgulho o convite para comparecer e participar das atividades desenvolvidas juntamente com outros 12 Procons do estado de Minas Gerais.
O projeto de aproximação entre o setor de seguros e os Procons é coordenado pelo consultor Ricardo Morishita Wada, o Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros foi idealizado e realizado pela primeira vez no ano de 2015, elaborado pela CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), sendo fruto do amadurecimento das discussões do mercado segurador sobre a necessidade de aprimoramento dos canais de diálogo com as entidades de proteção do consumidor, conferindo a estas a oportunidade de expor os principais motivos de reclamações relacionados ao setor de seguros, e às empresas a oportunidade de explicar conceitos e aspectos técnicos, e também de apresentar soluções para os motivos mais reclamados.
Foram realizadas quatro edições do Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros, nos anos de 2015, 2016 e 2017, nas regiões centro-oeste, sul, norte e nordeste do país. Em duas delas, contou-se com aproximadamente 70% do público composto por representantes de Entidades de Defesa do Consumidor. O formato do evento é dividido em dois dias. A programação do primeiro dia oferece a oportunidade de apresentar os fundamentos do seguro e do mercado segurador brasileiro, e de esclarecer aspectos gerais; já no segundo dia, é dada a palavra aos Procons participantes, que apresentam os principais motivos de reclamação dos consumidores da região quanto aos produtos do setor de seguros, além de esclarecer os seus procedimentos de atuação e sua perspectiva sobre os temas selecionados.
Como resultado dos eventos, tem-se vivido um importante momento de estreitamento das relações entre as entidades de proteção de defesa do consumidor e as companhias seguradoras, sendo possível o endereçamento e solução de questões de forma mais objetiva, as empresas tem identificando os pontos falhos em seus processos, em especial no tratamento com seus clientes, agindo de forma preventiva e incorporando a cultura da defesa do consumidor em sua política institucional, a realização do Colóquio possibilita levar as relações de consumo de seguros a um novo patamar, mais transparente e harmônico.
O Procon/SL atende pelos telefones 151 / (031) 3772-5140 ou pessoalmente na sede do órgão, que fica na Rua Cônego Raimundo, 32 - Centro. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 17:30 horas (distribuição de senhas para atendimento até as 16 horas).
Ascom Procon/SL
Mín. 17° Máx. 19°