Foi uma final digna das tradições do futebol amador da região, uma partida eletrizante para as duas equipes, mas, no fim, o Ideal confirmou o favoritismo e levantou o caneco da 36ª edição do Campeonato Regional de futebol amador. Em partida realizada na quinta-feira, feriado de 7 de setembro, na Arena do Jacaré, o Galo da Gamela ratificou a sua supremacia ao longo de toda a competição e goleou o Industrial por 4 x 1. Foi a 13ª conquista do time na história da competição. De acordo com as estatísticas, mais de um terço das edições do Campeonato Regional ficaram com a equipe do bairro São Geraldo e adjacências.
O Industrial começou melhor na partida, com maior volume de jogo, porém, em uma falha individual os idealenses abriram o placar por intermédio de Breno, aos 10 minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar o técnico da equipe do Industrial, Gegê, sacou dois jogadores de meio de campo, e optou por entrar com dois atacantes. Kaskata e ‘Muié preta’ foram para o jogo e o Industrial passou a atacar mais. Contudo, a abertura e o arrefecimento na marcação no setor de meio de campo fizeram com que o Ideal encontrasse facilmente os espaços para avançar ao ataque e, em um bate-rebate na área, Odair, que havia saído do banco de reservas, ampliou aos 22 minutos. O Industrial respondeu e menos de um minuto depois diminuiu o prejuízo através de Alemão. Mas, a tarde era mesmo do Ideal: Aos 27 minutos, Breno marcou o terceiro, segundo dele no jogo. No fim, André assinalou mais um, fechando a conta e dando números finais ao jogo.
A Presidente da LEDS, Lea Dias disse que se sentiu realizada com o desfecho da competição: “No ano passado, apenas 4 agremiações disputaram a competição, e o sucesso de 2016, atraiu 13 equipes a participarem neste ano. Isso é motivo de alegria e orgulho para todos nós que queremos o melhor para o futebol amador de Sete Lagoas e região.
Os 13 participantes da edição deste ano foram:
Sete Lagoas: Ideal, Sociedade Esportiva Ícaros, Curitiba, Paraíso e Industrial.
Prudente de Morais: Independente e América.
Cordisburgo: Nova Aliança
Paraopeba: Paraopeba
Araçaí: Paraíso de Araçaí,
Fortuna de Minas: Canários
Papagaios: Vasco da Gama
Inhaúma: Inhaumense
Campanhas dos finalistas:
Ideal:
1ª Rodada: Ideal 3 × 0 Adinac de Cordisburgo
2ª Rodada: Industrial 1 x 2 Ideal
3ª rodada: Ideal 4 x 1 Canários
2ª fase:
Ideal 2×2 Independente, nos pênaltis, vitória do Ideal por 5×4.
Semifinal:
1º jogo: Canários 0 x 3 Ideal.
2º jogo: Ideal 3 x 0 Canários.
O Ideal marcou 23 gols marcados e sofreu 5.
Industrial:
1ª Rodada: Industrial 3 × 1 Paraíso.
2ª Rodada: Ideal 2 × 1 Industrial.
3ª Rodada: América 1 × 1 Industrial.
2ª fase:
Industrial 2 × 2 Vasco, nos pênaltis, vitória do Industrial por 5×4.
Semifinal:
1º jogo: América de Prudente de Morais 0 x 2 Industrial.
2º jogo: América de Prudente de Morais 1 × 0
Final:
Ideal 4 x 1.
O Industrial marcou 15 gols e sofreu 8.
Mín. 14° Máx. 26°