Taí uma carne que é uma delícia, costelinha de porco, a spare ribs. Aliás, essa carne tem cada vez mais se popularizado aqui no Brasil. Antes eu não encontrava essa carne facilmente para comprar, agora tem em praticamente todos os supermercados e das mais diversas marcas (já encontrei da Sadia, Seara, Friboi, Perdigão) e com um preço bem camarada.
É o tipo de carne que não tem erro, fácil de fazer e agrada a todos (que gostam de carne claro)
Para mim, se essa carne é feita no forno e com molho barbecue, fica imbatível.
Aproveitando que cada vez mais gente tem comprado esse corte de carne e que tenho recebido algumas perguntas a respeito, fiz esse post bem basicão, com todas as dicas que uso e que fui lembrando. Ele vai ser bem bom para quem não tem muito intimidade com a cozinha, ou que nunca preparou costelinha de porco, vamos lá:
Normalmente encontramos costelinha de porco em embalagens de 1 kg nos supermercados. Ela é encontrada inteira ou fatiada (como na foto abaixo). Em açougues, acredito (nunca comprei em açougue) que podemos comprar a quantidade que queremos (a granel). Se alguém aí já comprou fala aí nos comentários.
Escolha uma costelinha com uma camadinha de gordura, na hora que for assar, deixe a gordurinha para cima, ela vai derreter e deixar a carne bem suculenta.
Quando for comprar, sempre leve em conta que vai precisar de 300 a 400 g por pessoa, pois é uma carne que tem muito osso.
Aqui nesse quesito você pode variar bastante, logo abaixo coloquei um que sempre faço, mesmo que finalize com outro molho qualquer, mas deixe descansando de um dia para o outro dentro da geladeira, nesse que mostro.
Dicas:
O meu tempero básico
Ingredientes:
1 kg de costelinha de porco
1 cebola ralada
4 dentes de alho amassado
1 colher (de sobremesa) de colorau
4 colheres (de sopa) de vinagre
1 pitada de pimenta do reino
1 colher (de chá) de sal
Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes junto com a costelinha dentro de um saco plástico, feche e leve à geladeira de um dia para o outro.
Outras sugestões de tempero:
* São apenas sugestões, você pode fazer o de sua preferência.
Normalmente conte 40 minutos das costelinhas no forno médio e cobertas com papel alumínio e depois conte mais 20 minutos sem o papel alumínio só para dourar, isso para 1 kg de costelinha.
Preaqueça o forno no médio/alto, mais ou menos 200 graus e só depois coloque as costelinhas cobertas com papel alumínio.
Coloque na assadeira a costelinha com a gordurinha virada para cima, com o tempero do saco, 1/2 xícara (de chá) de água e cubra com papel alumínio.
Quando retirar o papel alumínio, depois do tempo, besunte as costelinhas com molho barbecue (pronto ou feito em casa), mel, melaço, shoyu, etc… Isso dá uma cor bem bonita e um sabor especial.
Uma sugestão: Se quiser temperar as costelinhas com molho barbecue ainda no saco, no dia seguinte coloque a costelinha na assadeira, com 1/2 xícara de chá de água, feche com papel alumínio e deixe no forno por 40 minutos. Depois retire o papel alumínio, besunte com mais molho barbecue e leve para dourar por uns 20 minutos.
Mín. 17° Máx. 19°