A Prefeitura de Inhaúma está preparando ações visando a revitalização do Córrego Inhaúma que tem sua nascente nos Maias, sendo uma sub-bacia do Ribeirão São João que vai até o Rio Paraopeba, o qual deságua no Rio São Francisco. Também prepara um projeto para beneficiar o município com 200 barraginhas e 8 km de terraços. As ações deverão começar, dentro das possibilidades, no final deste ano ou início de 2018.
Dentro desse objetivo, no dia 30 de agosto último, estiveram reunidos com o prefeito Juninho, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Batista e pela Emater-MG, o extensionista local Carlos Pontello e os coordenadores Carlos Xavier e Tarcísio Coimbra. De acordo com o secretário João Batista, o projeto de revitalização é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Segundo o secretário trata-se de um projeto de enorme importância, considerando a escassez de água que hoje vivemos. “Então fazendo as barraginhas, a tendência é irmos retendo água que consequentemente infiltrarão no solo. É o que temos que fazer! Inclusive, há casos de lugares onde foram feitas barraginhas e que recuperaram nascentes. Portanto, este é um projeto de grande valia para a população.”, pontua.
Também para o extensionista da Emater de Inhaúma, Carlos Pontello o projeto é importante devido a deficiência hídrica do país. Ele ressalta que conservando o Córrego Inhaúma, automaticamente estará contribuindo para a conservação do Rio São Francisco. “No caso das barraginhas a relevância está no reforço do lençol freático e ao mesmo tempo dos córregos da região. Diversos proprietários já estão entendendo e manifestando a disposição em abraçar a ideia.”, finaliza.
Da Redação
Mín. 17° Máx. 19°