Os mineiros já estão acostumados a receber festas de culturas estrangeiras. Depois dos festejos das comunidades peruana, italiana, francesa e portuguesa, entre outras, chegou a vez dos chilenos realizarem sua celebração. A primeira edição da festa chilena em Belo Horizonte acontece no próximo dia 16 de setembro, no quarteirão fechado da Rua Tomé de Sousa, entre as ruas Rio Grande do Norte e Avenida Getúlio Vargas, na Savassi. Com patrocínio da cervejaria Backer, a animada programação mescla delícias gastronômicas daquele país, como anticuchos (carne no espetinho), empanadas, choripanes (pão com linguiça) e sopaipillas, com apresentações da cultura chilena que envolvem números de cuecas, cumbias e boleros, estilos de dança e música que encantam salões em todo o mundo. A estrutura conta com espaço kids e a entrada de pets é permitida. A entrada é gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente no link https://goo.gl/xALxtV
As festividades comemoram a independência do Chile, data nacional lembrada sempre no dia 18 de setembro. Trata-se de uma das mais tradicionais e esperadas festas daquele país, conhecido por sua riqueza cultural e gastronômica, com destaque para suas vinícolas apreciadas mundo afora, além de paisagens e cenários inspiradores, que vão desde as cordilheiras dos Andes, passando pelo deserto de Atacama, chegando às regiões dos lagos andinos e vulcões de topos nevados, sem falar na abundância de atrativos encontrados na capital Santiago e arredores.
A programação conta com o colorido das danças, bebidas e comidas típicas da cultura chilena. A festa aberta ao público acontece após inúmeros encontros esporádicos realizados anteriormente pela comunidade chilena residente na capital mineira. Segundo dados do Consulado do Chile, moram em Belo Horizonte mais de 300 chilenos - em Minas Gerais esse número passa de mil. Acolhidos pela hospitalidade mineira, os chilenos agora querem apresentar seus costumes aos belo-horizontinos. “Há alguns anos vínhamos comemorando nossas festas pátrias de maneira privada, e tínhamos a vontade de mostrar para BH como é rica nossa cultura”, conta a chilena Carolina Pizarro, uma das organizadoras da festa.
Os festejos começam às 11h e seguem até 20h, com a presença de barraquinhas de comidas e bebidas típicas. Músicos e bandas chilenas e grupos de danças típicas apresentam-se no palco. Comidas tradicionais daquele país ocupam as panelas e vão conquistar o paladar mineiro. Entre as receitas aparecem anticuchos (carne no espetinho), empanadas, choripanes (pão com linguiça) e sopaipillas. Sobremesas chilenas também serão apresentadas. Para refrescar, a sugestão é provar o Terremoto, o drinque mais tradicional do Chile feito com vinho branco adocicado (Pipeño) e sorvete de abacaxi. A parte líquida é complementada por pisco e cervejas artesanais. A carta de vinhos disponível no evento é uma atração à parte, com uma variedade de rótulos das uvas carménère, merlot, cabernet sauvignon, pinot noir, entre outros. “Certamente será um dia cheio de alegria, refeições deliciosas, música e danças tradicionais”, prevê Osvaldo Castro, fotógrafo chileno e um dos organizadores.
SERVIÇO:
Primeira Festa Chilena de Belo Horizonte
Data: 16 de setembro de 2017
Horário: 11h às 20h
Local: Rua Tomé de Sousa, entre as ruas Rio Grande do Norte e Av. Getúlio Vargas – Savassi
Entrada gratuita mediante doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente no link: https://goo.gl/xALxtV
Informações: (31) 991864811 / (31) 997560810
Mín. 16° Máx. 23°