Faleceu, nesta terça-feira, o narrador esportivo Willy Gonser, aos 80 anos. Paranaense, ele passou grande parte da carreira no rádio de Minas Gerais e ficou marcado pelas transmissões de partidas do Atlético.
Willy Gonzer estava internado no hospital da Unimed, em Belo Horizonte, para tratamento de pneumonia.
Filho de pai alemão e mãe paranaense, Willy Gonser começou a carreira no rádio depois de ganhar um concurso para trabalhar na área, em 1953, pela Rádio Marumby. Ele atuou com noticiários, chamadas musicais e comerciais até a primeira experiência em transmissão esportiva, dois anos mais tarde.
A ligação do locutor com o Atlético começou em 1979, quando iniciou trajetória na Rádio Itatiaia. Willy narrou partidas dos grandes clubes da capital, mas logo passou a ser o responsável pelas transmissões do Alvinegro. O 'mais completo do Brasil', como era apelidado, imortalizou os gritos de ‘É gol! É do Galo!’, que emocionou os torcedores por 30 anos. Em 2002, ele recebeu o Galo de Prata, maior honraria do clube.
Willy Gonser também participou de coberturas de 11 Copas do Mundo. A primeira foi em 1962, no Chile, pela Rádio Gaúcha, no bicampeonato mundial da Seleção Brasileira. Pela emissora, também trabalhou nos Mundiais de 1970 (México) e 1974 (Alemanha). De 1982 a 2006, narrou a competição pela Itatiaia.
Willy deixou a Itatiaia em 2009. Em 2015, trabalhou, por seis meses, na Rádio Inconfidência, na função de comentarista.
Nas redes sociais, Atlético e Cruzeiro homenagearam Willy Gonser. "O Cruzeiro Esporte Clube se solidariza com a família do "Alemão" e seus amigos de imprensa. Descanse em paz, Willy Gonser". "Nossa imensa tristeza pelo falecimento do mais completo narrador esportivo do Brasil", diz a mensagem do Atlético.
VÍDEO DO ATLÉTICO EM HOMENAGEM A WILLY GONSER, DE OUTUBRO DE 2016
Mín. 14° Máx. 26°