Segunda, 25 de Novembro de 2024
15°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Teto reduzido

Caixa reduz teto para o financiamento de imóveis

Banco anunciou nesta quarta-feira (16) mudanças no financiamento do imóvel. Entenda quais são elas

19/08/2017 às 09h05
Por: Redação Fonte: Da redação com/Exame.com
Compartilhe:
Caixa reduz teto para o financiamento de imóveis

Caixa reduziu, a partir desta quarta-feira (16) o teto para financiamento de imóveis novos de 90% para 80% em qualquer linha, caso o mutuário opte pelo financiamento pelo sistema SAC. Este tipo de financiamento, no qual as parcelas do financiamento são decrescentes ao longo do tempo, é o mais utilizado no banco.

No caso de compra de imóveis usados, o banco também diminuiu o teto do financiamento de 70% para 60% na linha Pró-Cotista, que está suspensa até janeiro do ano que vem. Mas a mudança vale apenas para quem optar pela Tabela Price. Neste tipo de financiamento as parcelas são fixas ao longo do tempo.

Não há alterações nos tetos de financiamentos de imóveis novos pela Tabela Price. O teto, neste caso, se mantém em 70% desde o ano passado. Nada muda também para quem quiser financiar imóveis usados nas linhas SBPE/SFH e SBP/SFI.

São enquadrados no SFH financiamentos de imóveis de até 750 mil reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, e de até 650 mil reais nos outros estados. Já o SFI engloba financiamentos de imóveis de mais de 750 mil reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, e de mais de 650 mil reais nos outros estados.

Já a Pró-Cotista financia imóveis novos de até 1,5 milhão de reais em todo o país, imóveis usados de até 950 mil reais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, e imóveis usados de até 800 mil reais nos demais estados até o final do ano.

O programa Minha Casa Minha Vida financia imóveis de até 240 mil reais em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, para famílias com renda de até 9 mil reais.

Veja na tabela abaixo como ficam os tetos para financiamento após as mudanças anunciadas pela Caixa e quais os valores mínimos exigidos como entrada para três valores de imóveis:

Conforme as simulações feitas por Marcelo Prata, diretor do site Canal do Crédito, a diferença, em todos os casos, foi uma redução de 10%. Então, se o mutuário deseja comprar um imóvel de 500 mil reais, antes podia financiar 450 mil reais e agora só 400 mil reais. Ou seja, a diferença que vai ter que desembolsar como entrada será de 50 mil reais. Ou seja, 10% do valor do imóvel.

Como o valor do financiamento diminui nestes casos, o tomador vai pagar menos no final do financiamento do que se financiasse um percentual maior, já que as taxas de juros cobradas em cada linha continuam as mesmas. Por outro lado, a barreira para quem não tem muito dinheiro para dar como entrada ficou maior.

Clientes podem reclamar 

Mutuários que tiveram prejuízo com a mudança anunciada pelo banco podem reclamar das perdas na Justiça. Esse direito vale para quem já havia dado o valor da entrada como sinal para o vendedor do imóvel antes da mudança e não vai conseguir mais dinheiro para obter o restante do crédito no banco, segundo Prata. “Se conseguir comprovar que teve um prejuízo por conta da nova regra, o mutuário pode tentar reaver o valor”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h16 - Fonte: ClimaTempo
15°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 26°

Ter 28°C 16°C
Qua 29°C 19°C
Qui 30°C 19°C
Sex 30°C 21°C
Sáb 22°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio