Inimigas? Aliadas? O que são as startups e como elas podem ajudar a economia de Sete Lagoas e da região? O que é inteligência compartilhada e a economia criativa? E o que tudo isso tem a ver com o seu negócio?
Essas são as perguntas que Tiago Pereira (da Evolue App) e Jonathan Ramos (da Clubook) responderão com a palestra “Faça sua empresa pensar como uma startup”, que será apresentada no 18º Encontro Empresarial de Sete Lagoas, que acontece no próximo dia 26 de agosto, no Splendore Eventos – Rua Prof. Abeylard, 4190, no bairro JK.
Os dois fazem parte do grupo Santa Helena Valley (SHV), que reúne empreendedores digitais da cidade e que, pelo dinamismo de suas ações, já fazem da cidade o segundo maior polo de startups do Estado. Eles falarão sobre como as novas tecnologias, aliadas ao empreendedorismo, vêm transformando mercados até então consolidados por meio das mais diversas iniciativas disruptivas ao redor do mundo.
Aplicativos como Uber e Air BnB, sites e plataformas digitais como os mineiros Max Milhas, Hotmart, Rock Content, AppProva e Samba Tech são exemplos de startups que deram certo. Todas nasceram a partir de ideias inovadoras e de grandes incertezas quanto à viabilidade econômica, mas todas tinham por traz uma boa dose de confiança e de energia de seus fundadores. E um novo espírito de trabalhar, baseado no compartilhamento de conhecimentos.
Esse tipo de colaboração é o responsável por ecossistemas de inovação, como o Vale do Silício, nos Estados Unidos, berço de empresas globais como Google, Facebook, HP, entre outros gigantes; o San Pedro Valley, em Belo Horizonte, onde surgem novas startups diariamente; e em Sete Lagoas, com o SHV. “Com menos de dois anos de fundação, já somos considerados como um ecossistema de inovação oficial pelo Governo de Minas, por meio do programa Difusão Minas Digital, juntamente com ecossistemas de outros 20 municípios no estado, criando uma grande rede de colaboração”, diz Marcelo Sander, co-fundador do SHV.
Mín. 17° Máx. 27°