A “Companhia Jovem de Dança de Paraopeba”, ganhadora em 1º lugar no “Festival de Dança de Joinville 2017”, na Categoria Dança Contemporânea/Conjunto/Sênior, liderada pelo coreógrafo Alan Keller, foi recebida com carreata festiva na chegada à Parapeba, no dia 3 de agosto último. Vale frisar que o Festival é um dos mais concorridos e prestigiados do Brasil e do mundo.
Além da programação competitiva, que inclui balé clássico, neoclássico, jazz, sapateado e danças populares, o evento realizado entre os dias 18 e 29 de julho, apresentou mostras de dança, workshops e outras atividades. A “Companhia Jovem de Dança de Paraopeba” conquistou o 1º lugar no dia 25 de julho com a apresentação da coreografia “Amal”, que traduzida do árabe significa “esperança” e segundo Alan Keller em uma mídia de internet, “faz uma releitura do conflito humanitário na Síria”. E completa: “Os apelos da menina Bana Alabed, de Aleppo, nos comoveu”, destaca.
Cabe ressaltar que a proposta de criação da “Companhia de Dança” surgiu há 12 anos, liderada por Alan Keller que havia sido convidado a assumir a diretoria de Cultura de Paraopeba. "Começamos como um projeto social chamado ‘Paraopeba Cidadã’ que atenderia uma juventude ociosa", conta. O prefeito Juca Bahia felicitou a “Companhia Jovem de Dança de Paraopeba” pela vitória: “Parabéns aos nossos artistas que tão bem nos representaram. Sucesso! A Vitória é de cada cidadão que se orgulha de vocês!”
Para o coreógrafo a cidade catarinense é um lugar de muita produção, conhecimento e trocas. “Joinville é incrível! Esta é a primeira vez que todo o elenco vence junto no mesmo palco. "Nos corações dos nossos bailarinos, o que não falta é força de vontade. Somos muito gratos ao Festival por permitir criar uma ponte entre Paraopeba e o mundo. A dança nos proporciona sonhos. E Joinville proporciona a realização deles. Não vamos parar!", comemora.
Mín. 16° Máx. 23°