A demanda de policiais federais deverá crescer ainda este ano, devido o número de profissionais aposentados, de acordo com as alterações previstas na reforma da Previdência.
Até o primeiro semestre de 2017, cerca de 307 policiais já tiveram acesso ao seu benefício. De acordo com os dados concedidos pela Federação, já ocorreram mais de 250 aposentadorias no cargo de policiais, sendo 167 agentes, 29 delegados policiais, 46 escrivães e 11 peritos.
Com isso, o Concurso PF 2017 já está autorizado, oferecendo os cargos citados acima. O certame visa disponibilizar no total, 1.758 vagas imediatas, distribuídas da seguinte forma:
A remuneração dos profissionais da perícia e delegados é de R$ 24.150,74 e R$ 23.130,48, respectivamente, a partir do ano de 2018. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
O concurso PF 2017 oferece oportunidades para os mais variados níveis de escolaridade. Veja a seguir, os requisitos para todos os cargos:
O cargo de Delegado da PF determina que o interessado possua bacharelado em Direito e experiência de pelo menos três anos em atividade policial ou judicial.
Também é preciso o candidato tenha Carteira de Habilitação na categoria B.
Já o interessado no cargo de perito, é necessário ter formação em diversos cursos de Ensino Superior. São eles:
Análise de Sistemas, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômica, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Engenharia das Telecomunicações, Engenharia de Redes de Comunicação, Farmácia, Física, Geologia, Informática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Processamento de Dados, Sistema de Informação, Química e Química Industrial.
Também é necessário que o interessado possua Categoria de Habilitação na categoria B.
No caso dos dois cargos da PF 2017, basta que o candidato possua Ensino Superior em qualquer área de formação.
No caso dos dois cargos da PF 2017, basta que o candidato possua Ensino Superior em qualquer área de formação.
O cargo de agente administrativo da Polícia Federal é o que possui menos exigência de escolaridade. Para concorrer, basta que o interessado possua nível de escolaridade completa (Ensino Médio).
Vale lembrar que esta área de atuação, o profissional não possui porte de armas e que não há limite de idade para concorrer. Sendo assim, esta é uma das vagas mais concorridas da PF.
Após ser aprovado no Concurso PF 2017, o candidato irá passar por um treinamento dentro da PF, podendo desempenhar seus exercícios no departamento onde ocorrer a sua aprovação e apenas caso conclua com êxito esta segunda fase.
O Edital do Concurso PF 2017 ainda não foi publicado, mas se você deseja ter uma noção de como ele será, veja o Edital do Concurso da PF do ano de 2014 através do link: http://bit.ly/Editalpf14
Fonte: Pronatec
Mín. 16° Máx. 29°