Quarta, 15 de Janeiro de 2025
18°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Geral Coletiva

Prioridade do SAAE é fazer Estação de Tratamento de Água atingir capacidade máxima, afirma Arnaldo Nogueira

Engenheiro deixa a presidência da autarquia nesta sexta-feira e conclui que, hoje, autarquia não tem capacidade de investimento

03/08/2017 às 11h34
Por: Redação
Compartilhe:
Arnaldo Nogueira (centro) em coletiva à imprensa; à direita, Geraldo Donizete e, à esquerda, engenheiro Jairo Batista, da empresa JVA Consultoria (Foto Ascom SAAE)
Arnaldo Nogueira (centro) em coletiva à imprensa; à direita, Geraldo Donizete e, à esquerda, engenheiro Jairo Batista, da empresa JVA Consultoria (Foto Ascom SAAE)

A entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (2) pelo engenheiro civil Arnaldo Nogueira foi a primeira e última como diretor-presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e de Esgoto de Sete Lagoas). Por iniciativa própria, ele deixa o cargo depois de assumi-lo a convite do prefeito Leone Maciel, em abril deste ano. Em seu lugar, assumirá o advogado Geraldo Donizete de Carvalho, atual diretor administrativo e financeiro.

Como prioridades, Nogueira destacou que o SAAE deve efetuar os reparos na ETA, para que ela atinja sua capacidade contratada de 490 litros de água por segundo, atendendo exigência do BNDES e tornando viável o investimento. Para 2018, a autarquia projeta a construção de um reservatório de 8.000m³ no Morro São João, estendendo o tempo de bombeamento da ETA Rio das Velhas. “Portanto, será reduzido o seu custo de operação e aumentando a reserva de água para toda a região servida pelo Sistema”, observa o presidente do SAAE.

“ Outra obra importante para o próximo ano, é a construção da Unidade de Tratamento de Resíduos – UTR, que é uma exigência do BNDES. Com as deficiências encontradas no Projeto PAC Água, deveremos buscar investimentos para implantar uma adutora e um reservatório de 6.000m³, que atenda os bairros como Iporanga I e II, Florida, Várzea, Padre Teodoro e outros da região sul, onde não há poços artesianos de boa produção”, afirma.

 Aos jornalistas, Nogueira informou várias ações realizadas neste período, como o Decreto de Emergência que agilizou os trabalhos da autarquia na compra de materiais e na contratação de serviços considerados necessários ao sistema de saneamento básico.

“A convite do prefeito Leone Maciel, assumi o SAAE em abril e a minha motivação pessoal para participar de sua gestão foi solucionar a falta de água em vários bairros e fornecer água de qualidade para a população”, pontuou o diretor-presidente do SAAE. Para os trabalhos ganharem mais agilidade, Nogueira decretou, em 27 de abril de 2017, emergência para a autarquia.

Os resultados alcançados, segundo o dirigente do SAAE, foram vários neste período de abril a julho de 2017.  “O problema de falta de água na parte alta dos Bairros JK, Planalto e Alvorada, foi resolvido com a interligação de adutoras, instalações de elevatórias e de um reservatório elevado”, afirma Nogueira. “Concluímos na última semana as obras de interligação das adutoras, reparos e pintura dos reservatórios, reforma das casas de bombas do Sistema Mucuri e Teófilo Otoni, para suprir a demanda dos bairros Jardim Arizona, Mangabeiras e Recanto da Serra, solucionando a falta de água na região. Com as reformas efetuadas conseguimos atender as solicitações constantes da Ação Civil Pública de 2013”, revela.

Ainda de acordo com o diretor-presidente do SAAE, o problema “crônico que se arrastava por 20 anos, era a contaminação da água por ferro e manganês nos poços dos Bairros CDI e Monte Carlo, que geravam reclamações permanentes, da população atendida”, diz. “Na região do Brejão, próximo à Faculdade São João Del Rey, já estamos fornecendo água de qualidade para os Bairros Industrial, Morro do Claro, São Sebastião, Residenciais Ermitage e Da Vinci.”, acrescenta.

O SAAE também faz limpezas em pontos baixos da tubulação, acelerando a eliminação de resíduos, que ficaram encrustados na rede, durante todos esses anos. “Monitoramentos são realizados a cada três dias, com o objetivo de assegurar a qualidade da água. Para receber água do sistema Rio das Velhas, foram realizadas obras de aumento da capacidade dos reservatórios do São João em 400.000 litros por dia. Essa ação contribuiu para o abastecimento com água de qualidade nos bairros Luxemburgo, Interlagos I e II, Emília, São Vicente, Montreal I e II, Canadá e CDI  e II, que antes recebiam água dos poços com excesso de ferro e mbnganês, do Bairro Monte Carlo”, garante Nogueira.

Outro problema resolvido, na ótica do presidente do SAAE, é “a falta de água existente no bairro Santa Felicidade e parte do bairro Cidade de Deus, que foi sanada com a retirada do ponto de abastecimento de caminhões pipa do local, e interligação de mais um poço no sistema”, finaliza Nogueira.

A despedida de Arnaldo Nogueira do SAAE será nesta sexta-feira (4). Até o momento não há informação oficial se haverá a transmissão do cargo para o diretor Geraldo Donizete. Normalmente, as posses ocorrem no Gabinete do Prefeito.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h09 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 19°

Qui 24°C 17°C
Sex 27°C 18°C
Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 19°C
Seg 27°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio