A Diocese de Sete Lagoas contará com quatro novos padres, a partir do próximo sábado (5 de agosto). Os diáconos Juliano Costa, Emerson Pereira, Lucas Oliveira e Marcos Santos serão ordenados pelo bispo Dom Guilherme Porto, às 9h30min, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que tem como pároco o padre Gilson Mendes. A grande cerimônia terá a presença do clero sete-lagoano, possivelmente de outras dioceses e de caravanas de diversas paróquias.
Atualmente os diáconos que serão ordenados tem atuação pastoral nas seguintes paróquias: Juliano Costa (Paróquia Sagrada Família do Bairro Luxemburgo de Sete Lagoas), Emerson Pereira (Paróquia de Santana de Pirapama), Lucas Oliveira (Paróquia São Geraldo de Sete Lagoas) e Marcos Santos (Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Martinho Campos).
Após a ordenação os novos sacerdotes ficam à disposição da Diocese, sendo que o bispo diocesano poderá mantê-los onde estão ou designá-los para outras paróquias, conforme as necessidades pastorais. Vale lembrar que normalmente, para tornar-se padre, após o Ensino Médio o vocacionado cursa Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos). Diversas dioceses, como é o caso de Sete Lagoas, tem adotado ainda, antes do início da Filosofia, um ano introdutório chamado “Propedêutico” (que significa “preparação”).
Da redação
Mín. 14° Máx. 26°