Na administração passada, o setor de ligações de água e esgoto do SAAE era coordenado pela Autarquia em conjunto com a empreiteira, Empreendimentos MM LTDA. Na época, a empreiteira teria sido contratada para diminuir as ordens de serviços do setor e acabou fazendo efeito contrário, segundo informações do Supervisor do setor Glaydson Souza.
Em janeiro de 2017, a nova gestão do SAAE do governo Leone Maciel, encontrou no setor de ligações cerca de 1175 ordens de serviços em aberto, com pedidos de ligação na fila de espera, alguns usuários da Autarquia ficaram até três esperando pelo serviço.
No início de janeiro, a primeira ação do então presidente do SAAE na época Aloízio Barbosa, foi cancelar o contrato com a empreiteira, MM Empreendimentos LTDA, ficando o setor de ligações gerenciado somente pelo SAAE.
Visando diminuir o tempo de espera e assim proporcionar mais agilidade e qualidade nas execuções de ligações de água e esgoto, o presidente do SAAE, Arnaldo Nogueira aumentou o número de servidores e criou uma força-tarefa no setor, mudanças que deram resultados imediatos. Hoje o SAAE realiza em média 360 ligações de água esgoto por mês na cidade e zonas rurais. O tempo de espera que chegou a superar 3 anos, agora com a otimização do setor, os pedidos de ligação não ultrapassam 30 dias.
O setor de ligação também é responsável pelos serviços de desmembramentos de padrão, mudança de ramal e mudança de padrão.
A expectativa da direção do SAAE é que em poucos meses, o tempo de espera tende á diminuir ainda mais, com o prazo máximo de 7 dias entre a solicitação e execução do serviço.
Mín. 17° Máx. 19°