As práticas de Segurança e Saúde no Trabalho são compromissos diários exigidos pela legislação brasileira e ainda contribuem significativamente para o aumento do faturamento das empresas. Trabalhadores conscientes e resguardados por meio de equipamentos de proteção individual (EPI), conhecimentos operacionais, procedimentos de segurança e hábitos saudáveis são imprescindíveis para o bom funcionamento da indústria e o nível de excelência pretendido.
Dia 27/07 é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a fim de propagar a relevância da precaução para a indústria e todos nós. A observância dessas diretrizes traz múltiplas vantagens. Além de manter-se no limiar da legalidade e auferir resultados positivos na produção, cada vez que a indústria amplia sua atuação da saúde ocupacional para as práticas saudáveis, como esportes, boa alimentação e atividades de lazer, que nutrem também a saúde mental, reforça os dois primeiros ganhos e ainda alcança os conceitos mais contemporâneos da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que prevê benefícios às pessoas e às comunidades.
A atuação do SESI junto à indústria mineira, a princípio, tem o objetivo de ajudá-la a cumprir as Normas Regulamentadoras (NR), que são um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ao mesmo tempo, o SESI está investindo, ao lado da indústria, no compromisso de zelar pelas pessoas, no ambiente de trabalho e além dele.
Para atender a esses objetivos, o SESI oferece uma estrutura completa de soluções integradas para a construção de um ambiente corporativo sadio e com riscos controlados, em 13 unidades distribuídas por Minas Gerais e outras mais em estudo. São mais de 15 programas de SST oferecidos, entre fixos e customizáveis, assessorias e consultorias. Além das demais macroáreas de atuação, como a de Esportes e Atividades Físicas e a de Cultura, com as quais a área de SST interage para oferecer soluções como nas apresentações do Circo SESI, que se utiliza da linguagem circense e teatral na transmissão de mensagens sobre Segurança e Saúde no Trabalho, e o recém-inaugurado Circuito SESI de Corrida de Rua, com uma categoria especial para os trabalhadores da indústria.
Em 2016, o SESI atendeu três mil empresas e cerca de 280 mil trabalhadores.
Mín. 17° Máx. 19°