O espetáculo Soft Porn, do grupo Transeuntes, traz um novo olhar sobre contos de fadas e convida você a assistir a única apresentação em Sete Lagoas, nesta sexta-feira, dia 14 de julho, às 20h, na Lagoa do Boa Vista (antigo zoológico). A entrada é franca. O evento é uma realização da Universidade Federal de São João del Rei e tem o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e do Proex.
Contos de fadas são a primeira forma de fantasia com a qual muitas pessoas têm contato. Personagens e histórias que continuam a ser contadas e referenciadas em todas as mídias.
É que Soft Porn traz um novo olhar sobre esses contos, um olhar mais forte, violento e reflexivo. Trazendo uma mistura dos contos de fada de antigamente com os contos modernos da deep web, a apresentação convida o espectador a embarcar num mistério sombrio que revela a parte obscura do ser humano.
O grupo de pesquisa Transeuntes consiste em estudos teóricos e práticas de performance fora dos palcos, em espaços nos quais você não veria uma apresentação teatral.
Marcelo Rocco, professor do curso de Teatro e um dos orientadores do projeto, conta que, todo ano, “é perguntado aos pesquisadores o que o incomoda e que gostaria de colocar pra fora em forma de teatro. Essas temáticas são escolhidas e defendidas por meio de debate. Os temas são votados e este ano foi escolhido o tema ‘abuso’. Depois é feita uma série de seminários sobre um aspecto, uma linguagem ou um subtema dentro desse tema”.
Henrique Chagas, estudante de Teatro da UFSJ e um dos pesquisadores do grupo, interpreta na peça duas representações: uma boneca quebrada e um homem monstruoso. “Espero que as pessoas reflitam sobre feminicídio, sobre o machismo que está na sociedade, e que nosso trabalho tenha um significado mais social”.
por Felipe Januário
Mín. 16° Máx. 23°