O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, foi condenado a 9 anos e meio de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro. Em sua sentença, o juiz diz que Lula cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em sua sentença, o magistrado registra: “Entretanto, considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação"
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, disse nesta quarta-feira que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “já era esperada” pelos petistas. O ex-presidente foi condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. “Já era esperado. A crítica que a gente faz a esse processo é que o juiz e o Ministério Público usam tanto a opinião pública, criando um clima na sociedade, que depois fica difícil absolver”, declaroue Okamotto.
O juiz Sérgio Moro afirma não ter qualquer satisfação pessoal em condenar o ex-presidente. O ex-presidente deverá gravar pronunciamento ao país que será transmitido pelas redes sociais.
Mín. 14° Máx. 26°