Em reunião realizada nesta terça-feira (22), foi aprovado pela Câmara Municipal um anteprojeto de lei que visa implementar o cemitério vertical em Sete Lagoas, visando alterar o Código de Posturas da cidade. O documento ainda terá tramitação na Casa Legislativa até virar projeto de lei.
Como o nome diz, os cemitérios verticais são construções feitas acima do nível do solo em andares para acomodação de féretros em seus jazigos. No documento aprovado existem diversos regramentos para a sua construção e manutenção, como a devida vedação de cada túmulo, evitando escapamento e líquidos e gases da decomposição dos corpos, por exemplo.
O anteprojeto é assinado pelo vereador Eraldo da Saúde (PSB). Ele aponta que os “os cemitérios hoje existentes não mais atendem a demanda dos munícipes” e que “a proposta de resolver os problemas que são encontrados nos modelos tradicionais”. O edil aponta que, apesar do método, o sepultamento nestes espaços não alteram o “respeito ao sentimento humano”.
Caso o documento avance e vire um projeto de lei, este irá readequar o Código de Posturas do Município, datado de 1964, que não contempla esta forma de sepultamento nem a possibilidade de cremação, que também teve um anteprojeto aprovado neste ano.
Mín. 17° Máx. 25°