A Semana Santa, que antecede a Páscoa, é um dos períodos mais importantes para os cristãos. Ela marca o fim do Quaresma, que se refere aos 40 dias em que Cristo jejuou no deserto. E, para relembrar esse jejum, foi estabelecida a restrição à carne vermelha aos fiéis na sexta-feira da Semana Santa.
E, com a proibição da carne vermelha, o peixe se tornou a melhor opção de consumo na Semana Santa.
Já o costume do bacalhau no Brasil começou nas primeiras décadas da colonização portuguesa e se intensificou com a chegada da família real em meados do século XIX. E isso se deu porque esse peixe era prático para ser salgado e desidratado, fazendo com que o peixe fosse armazenado para durar mais tempo sem estragar.
Com o bacalhau são elaborados pratos que, muitas vezes, seguem à risca a maneira lusitana ou de outra forma, com adaptações ou acréscimos de, sem comprometer o sabor.
Um exemplo de consumo de bacalhau adaptado às tradições brasileiras é que, em lugares como Goiás e Pará, prepara-se a bacalhoada da mesma forma que se prepara uma peixada. O prato é feito com batata, tomate, cebola, alho e finalizando a panela com folha de couve.
Mín. 19° Máx. 25°