Uma tradição de mais de 40 anos acontecerá nesta Sexta-Feira Santa (18) em Jequitibá: a encenação da Paixão de Cristo, que será realizada a partir das 19h na Praça JK. Um momento único de fé e amor que une toda uma cidade.
A história da encenação na cidade remonta ao ano de 1983: o seminarista José Augusto apontou para o Padre Renir, recém chegado à Paróquia do Santísssimo Sacramento de Jequitibá, que em Pequi (cidade de onde veio) havia a encenação da vida, paixão e morte de Jesus Cristo. O pároco então sugeriu que o seminarista reunisse com toda a comunidade local para viabilizar o ato. “[A Paixão] foi realizada primeiramente dentro do Salão Paroquial, e no ano seguinte foi realizada na Praça JK, onde é realizada até hoje, tomando grande proporção em estrutura e grande receptividade da população de Jequitibá e cidades vizinhas”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo da cidade José Raimundo de Oliveira Alves.
Para Rodrigo Sousa Soares, um dos diretores da Paixão de Cristo, a encenação tem um papel fundamental na evangelização, independente da corrente religiosa que é seguida. “A encenação hoje conta não só com a participação de adultos mas também de muitas crianças e jovens, Todos cidadãos jequitibaenses e também de outras cidades que vem para participar desse momento conosco. Todos os atores doam seu dom para essa encenação e ninguém recebe valor financeiro; é feito na gratuidade, pela fé, amor e gratidão a Jesus Cristo, que doou seu próprio sangue em favor da humanidade“, disse.
“O principal papel da encenação é de fato levar o evangelho a quem assiste, levando a mensagem do sacrifício de Jesus Cristo por todos nós”.
Jesus cai ao carregar a cruz (Foto: Helenilton Pinheiro)
Com 42 anos de realização, existem integrantes que participam desde o início da encenação. “A ‘Paixão de Cristo’ tiveram grandes diretores, como a Terezinha, atriz de Belo Horizonte que dirigiu o primeiro ano da encenação; Pedro Henrique de Souza (Pedro de Zico); José Geraldo de Carvalho (Zézé), Edvar Geraldo; Paulo Cesar e Heldon (Soinho)” aponta Rodrigo, que atua na direção juntamente com Igor Lelis, Luiz Fernando e José Raimundo Alves.
A partir das 19h, o público poderá acompanhar na Praça JK a encenação da Paixão de Cristo; após, a Paróquia do Santíssimo Sacramento, juntamente com os atores, participarão da Procissão com a imagem do Senhor Morto pelas ruas de Jequitibá. “Fica o convite para viver concosco esse momento de fé, paz. amor e esperança”, completa Rodrigo.
Mín. 17° Máx. 28°