Na noite de ontem (14) foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Sete Lagoas para apresentar o projeto de instalação do campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) na cidade e divulgar os resultados da consulta pública que mapeou as demandas educacionais da região. Nela, a maioria das respostas pediu a criação dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e de Automação Industrial no campus setelagoano.
A consulta pública ofereceu um formulário eletrônico para preenchimento entre 5 de fevereiro e 9 de março deste ano e obteve um número satisfatório, segundo o instituto, de 1.770 respostas. Os quatro cursos mais votados entre as opções fechadas do formulário foram:
§ Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 912 (51,5%)
§ Técnico em Automação Industrial: 863 (48,8%)
§ Técnico em Sistemas de Energias Renováveis: 722 (40,8%)
§ Técnico em Segurança do Trabalho: 655 (37,0%)
O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, informou que a partir destes resultados o instituto pretende iniciar a oferta em 2026 dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e de Automação Industrial, ambos integrados ao ensino médio. A intenção é ofertar inicialmente duas turmas para cada um destes cursos. À medida que a instituição ampliar seu corpo de professores e de técnicos administrativos, novos cursos podem ser incorporados à lista, incluindo cursos de graduação, por exemplo.
A diretora de implantação do Campus Sete Lagoas, Renata Marques dos Santos, pontuou que nas respostas abertas muitos cidadãos pediram a criação de cursos na área da Saúde. Porém, ela justificou que esta não é a área de enfoque da instituição e que por isso não há previsão para instalação de cursos neste sentido.
Outras demandas levantadas foram por cursos nas áreas de cultura, arte e turismo. Ela acredita que com a consolidação do IFTM na cidade é possível que cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC possam ser pensados futuramente, já que nesta modalidade os cursos são de curta duração.
Renata Marques afirmou que o IFTM oferece disciplinas voltadas à sustentabilidade ambiental em suas grades curriculares e que se preocupa em estabelecer políticas de assistência, mobilidade e inclusão social para seus estudantes.
Em outras questões levantadas pela consulta pública, 57,6% manifestaram interesse em cursos de graduação, enquanto 19,2% em cursos de FIC. Outros 11,9% desejam cursos técnicos subsequentes (para quem já se formou no ensino médio), 8,8% técnico integrado ao ensino médio e 2,5% técnico concomitante (para aqueles que cursam o ensino médio em outra instituição).
68,8% consideram o horário noturno o melhor para que cursos sejam oferecidos no IFTM, indicador que para Renata Marques se relaciona com a maioria também desejando cursos de graduação, já que a cidade conta com cursos diurnos no campus da UFSJ e outros em instituições privadas. 14,5% apontaram cursos integrais como o ideal, 11,9% o período matutino e 4,8% o vespertino.
O IFTM possui um Centro de Idiomas e cursos são oferecidos de forma mais abrangente à comunidade para alunos a partir de 13 anos. 91,5% dos participantes da consulta pública têm interesse em cursos de idioma, sendo 49% em inglês, 7,7% espanhol e 43,3% interessados nos dois idiomas.
A construção da nova unidade em Sete Lagoas é parte do projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Com investimento de R$ 15,5 milhões, a obra está sendo feita em um terreno de mais de 22 mil m², que foi doado pelo município, localizado na Avenida Múcio José Reis, próximo ao Restaurante do Trabalhador do Centro.
Contorno aproximado do terreno doado pelo município para construção de campus do IFTM em Sete Lagoas, próximo do Terminal Urbano e Restaurante do Trabalhador no Centro. Foto: Google Earth/Reprodução.
Com ela o IFTM passa a contar com 10 campi, distribuídos pelas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de Sete Lagoas, a instituição possui unidades em Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Uberlândia (2 campi) e Uberaba (2 campi), onde também está localizada a Reitoria.
O IFTM também oferece 4 polos presenciais de Educação a Distância (EaD) nas cidades de Carmo do Paranaíba, Coromandel, Ibiá e João Pinheiro.
Atualmente, a instituição conta com mais de 1.112 servidores e 12 mil estudantes matriculados em cursos técnicos, graduações e pós-graduações. Por meio de seu Centro de Idiomas, presente em todas as unidades, o IFTM também oferece cursos de idiomas e programas de mobilidade internacional, como intercâmbios.
Além disso, desenvolve diversos projetos, programas e ações nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação junto às comunidades em que se insere.
Para mais informações, acesse o site do IFTM.
Mín. 19° Máx. 29°