Não houve acordo entre a Turi e o sindicato que representa os trabalhadores da empresa, em audiência realizada nessa sexta-feira (5) pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3). Agora, a Justiça determinou à Prefeitura de Sete Lagoas um estudo para a possibilidade de concessão de subsídio para a Turi como forma de terminar o impasse.
Os representantes da concessionária do transporte público municipal argumentaram que a proposta feita pelo TRT-3 para aumentar os salários dos motoristas em 8% é inviável, se mantendo apenas no reajuste de 4,7%, atrelada à inflação. A Turi ainda disse que, mesmo com o aumento das passagens de ônibus para R$ 5,20 feito este ano, que ainda existe um déficit no contrato de concessão com o município.
A empresa garantiu que se a Prefeitura de Sete Lagoas conceder subsídio, que os valores serão repassados diretamente para os funcionários da empresa representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Sete Lagoas (Sinttroset). Na audiência, os representantes da Turi garantiram que os repasses atrasados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores estão sendo regularizados.
Presente na audiência, a Procuradoria do Município informou que há a necessidade de um estudo fundamentado para a viabilidade de um subsídio por parte da Prefeitura, e que não há autorização para isso porque esta proposta já é motivo de processos judiciais. A Turi sugeriu que a Prefeitura faça uma análise mais simplificada já que o impasse entre trabalhadores e a empresa não pode ser mais adiado. Assim, o TRT-3 determinou que o município apresente em 15 dias um estudo para verificação da viabilidade do subsídio para a concessionária do transporte municipal.
O representante do Sinttroset apontou que a greve está suspensa temporariamente para se chegar ao consenso, mas que se ainda permanecer o impasse, que a paralisação poderá ser retomada caso assim desejam os trabalhadores. O sindicato afirmou que não houve acordo em reuniões diretas com a Turi.
Uma nova audiência foi agendada para o próximo dia 29, por videoconferência.
Mín. 17° Máx. 30°