Na noite desta quarta-feira (26/3), o Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, foi palco de um momento marcante para a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG): a formatura de 78 escrivães que concluíram o Curso de Formação Técnico-Profissional.
O evento simboliza não apenas a conquista individual de cada formando, mas também o fortalecimento da instituição, que, desde 2019, já recebeu o ingresso de mais de 960 policiais dessa carreira, reforçando seu compromisso com a excelência da segurança pública em Minas Gerais.
Os formandos serão distribuídos estrategicamente em diferentes regiões do estado para reforçar as atividades de polícia judiciária. Isso contribuirá para otimizar os serviços prestados pela Polícia Civil, garantindo maior eficiência no atendimento à população e nas investigações criminais.
Incremento no efetivo
A turma de formandos teve como paraninfo o vice-governador do Estado, Professor Mateus Simões, e como patrono o secretário de Estado de Governo, Marcelo Guilherme de Aro Ferreira.
O vice-governador ressaltou o aumento do efetivo da PCMG nos últimos anos. “Fico feliz com a possibilidade de acompanhar a formatura de mais uma turma, sabendo que ultrapassamos todos os recordes possíveis em termo de incorporação de novos membros na polícia no menor tempo possível”, destacou.
Professor Mateus acrescentou que o governo está atento às necessidades da instituição: “A gente quer ir mais longe; existem algumas barreiras legais, mas a gente vai fazendo o possível para garantir, do ponto de vista de recursos humanos e materiais, que nossa Polícia Civil continue trazendo orgulho, segurança e tranquilidade para os mineiros”.
Mais segurança
Na oportunidade, a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, destacou que os 78 formandos se juntam aos 2.267 servidores das carreiras policiais e administrativas que ingressaram na instituição na gestão do atual governo.
"Esses profissionais reforçaram nosso efetivo em unidades policiais em todo estado de Minas Gerais. Assim sendo, reafirmamos o compromisso com todos os mineiros de servi-los, protegê-los e, mais do que isso, combatermos a criminalidade”, enalteceu.
Os servidores foram preparados por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), tendo como base o programa curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A solenidade contou com a presença dos membros do Conselho Superior da Polícia Civil e de representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, do Tribunal Regional Eleitoral, do Exército Brasileiro, do Gabinete Militar do Governador, da Ouvidoria de Polícia, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Mín. 20° Máx. 31°