A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do creme dental Colgate Total Clean Mint, em todos os seus lotes, após relatos de “reações adversas” dos consumidores. A interdição é uma medida que suspende a comercialização de produtos ou de estabelecimentos que representam risco à saúde pública. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (27).
Consumidores têm reportado reações adversas, incluindo aftas e lesões bucais, após o uso do creme dental. A plataforma Reclame Aqui registrou mais de 700 queixas nos últimos seis meses, a maioria em relação aos efeitos adversos provocados pela pasta de dentes da Colgate.
“Há mais ou menos 1 ano, por indicação do meu dentista, me foi indicado o creme dental 12 mint. Nunca mais minha gengiva foi a mesma, sempre com aftas, feridas na boca, retração gengival, perda óssea, pra alimentar era uma tortura”, escreveu um usuário.
“Durante pouco mais de um mês vivi um pesadelo em relação à minha boca até descobrir que o problema era a Colgate Total 12. Do dia para a noite comecei a ficar com os lábios muito inchados, além de notar pequenas ranhuras no lábio interno inferior, junto a um ressecamento extremo da boca, a ponto do meu lábio inferior colar nos dentes”, relatou outro.
Mín. 19° Máx. 29°