As artes marciais mistas, mais conhecidas pela sigla MMA (do inglês: mixed martial arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de combate em pé, quanto técnicas de luta no chão. Elas podem ser praticadas como esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio, no qual dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. É utilizada uma grande variedade de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, tais como lances e alavancas
No próximo sábado (1º de julho) vai acontecer às 19 horas, no Iate Tênis Clube, na Pampulha, em Belo Horizonte, o evento de MMA, “Federação Fight 4”, com várias lutas, entre as quais, dos atletas de Fortuna de Minas, Fabiano Tutu, Flaviana Neném e Rafael Mini Man. Tutu lutará na categoria peso mosca, contra Anderson Russo de Contagem-MG. Já Neném atuará na categoria de peso combinado 55kg, contra Germana Salvo também de Contagem-MG. Por sua vez, Mini Man lutará na categoria também mosca, contra Jonas Fragoso de Belo Horizonte.
O evento da noite do próximo sábado é uma realização da Federação de MMA de Minas Gerais. Os três atletas da equipe “Fortuna RMT”, são treinados por Alexandre Figueiredo e Rodrigo Moleta, ambos da “Academia Fortuna Team” com especialidades em Boxe Chinês, MMA e Jiu-jitsu. Para o treinador Alexandre, o evento é de suma importância para os três lutadores, que representam bem Fortuna de Minas e são um grande referencial, sobretudo para as crianças da cidade. “Nesse sentido, eles conseguem trazer coisas para o município, muito além do esporte”, enfatiza.
Alexandre Figueiredo conta que Tutu é um dos principais atletas de MMA do estado. “Atualmente, ele é o 2ª do ranking estadual e como o 1º está assinando com o Ultimate Fighting Championship (UFC) e vai para fora do Brasil, Tutu acabará assumindo o 1º lugar do ranking estadual. Ele luta profissionalmente desde 2013 e essa será sua 8ª luta. Já Neném vem fazendo lutas amadoras e agora vai começar no circuito de MMA. Também o Mini Man, com 19 anos de idade, está super bem com cinco vitórias e apenas uma derrota na carreira e tem um futuro imenso pela frente.”, relata.
O lutador Tutu ressalta a preparação para o embate com uma das melhores e espera fazer uma boa luta.”Sem subestimar o adversário, sei do meu potencial e estou bem preparado!”, exclama. Falando de sua carreira, ele afirma que faz o que gosta e por amor ao esporte. “Isso facilita muito e vem gerando frutos. Só pelo fato de estar lutando profissionalmente, isso é muito gratificante. Agradeço ao mestre Alexandre Figueiredo por me acolher e estar fazendo de mim o que sou hoje.”, manifesta.
A luta do próximo sábado será a estreia para Neném no MMA. Para ela, a participação no MMA tem sido uma experiência. “Será a minha primeira luta nesse quesito, sendo que já lutei no Humaitá e Boxe Chinês. Faz cerca de três anos que luto. Para a luta de sábado, a expectativa está a mil e sinto-me preparada para fazer o melhor no Iate Tênis Clube. De qualquer forma, ganhando ou perdendo, pretendo continuar no esporte.”, afirma.
Da redação
Mín. 14° Máx. 26°