Quinta, 03 de Abril de 2025
27°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Polícia Segurança pública

Polícia Civil reforça enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval

“Depois do não, é crime, uai!”, é o claro e sugestivo slogan da campanha da PC

03/03/2025 às 09h20
Por: Redação
Compartilhe:
Policiais civis na garantia de um carnaval tranquilo para as mulheres
Policiais civis na garantia de um carnaval tranquilo para as mulheres


Um Carnaval de respeito às meninas e mulheres. Esse é o principal foco de atuação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) durante o período de folia nas cidades mineiras. Para tanto, a prevenção e o enfrentamento da violência sexual estão sendo tratados com prioridade, mobilizando equipes nos eventos e nas delegacias da capital e do interior.

Com a campanha educativa “Depois do não, é crime, uai!”, a PCMG busca conscientizar os foliões acerca de condutas consideradas crime, como importunação sexual e estupro, e informar as mulheres sobre o que fazer diante desses casos. A chefe da instituição, delegada-geral Letícia Gamboge, explica que tipo de atitudes são passíveis de prisão.

“A importunação sexual pode ser caracterizada desde gracejos inoportunos, que sejam ofensivos e insistentes, até mesmo qualquer conduta que haja um contato físico com o corpo da mulher. Então, à proporção que a mulher diga não, realmente é não; e a pessoa tem que se afastar sob pena de prática de infrações penais”, adverte.

Protocolo

Justamente para evitar situações como essas, as ações de sensibilização já começaram nas festividades pré-carnavalescas e em locais estratégicos de grande circulação de público, com distribuição de leques e adesivos, e continuam durante o feriado, inclusive pelas redes sociais da instituição. No site da PCMG também está disponível uma CARTILHA.

“Estamos trabalhando para que elas possam curtir com tranquilidade o Carnaval, sem que sofram qualquer forma de violência”, destaca Gamboge, ao pontuar que, no viés da repressão, as delegacias de plantão estão abertas 24 horas, com reforço também nas equipes periciais e médico-legais, caso necessário.

A delegada esclarece, ainda, que a Polícia Civil segue um protocolo humanizado de atendimento às vítimas de violência sexual. “Em quaisquer situações dessa natureza, que esperamos não ocorrer, a primeira medida é que a vítima dirija-se ao hospital e, paralelamente, as forças de segurança sejam acionadas para o registro da ocorrência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG
Sobre o município Notícias de Sete Lagoas - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 14h10 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 29°

Sex 28°C 19°C
Sáb 20°C 18°C
Dom 24°C 16°C
Seg 24°C 15°C
Ter 26°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio