Neste sábado, 1º de março, a cidade de Cachoeira da Prata celebra seus 62 anos de história. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal realizará uma solenidade breve pela manhã, convidando todas as autoridades municipais e os munícipes para participarem dessa comemoração especial.
A história de Cachoeira da Prata remonta ao período indígena, com a região possivelmente habitada por povos do tronco linguístico macro-jê até o século XVI. Originalmente chamada Cachoeira do Macacos, a cidade foi fundada por volta de 1886, com a instalação da Cia. Têxtil Cachoeira do Macacos, que atraiu os primeiros moradores para o povoado. A cidade cresceu ao redor da pequena indústria e da figura ilustre de Dr. Geraldo, que desempenhou um papel central na vida local.
Em 1962, o município se emancipa de Inhaúma e, em 1º de março de 1963, Cachoeira da Prata é oficialmente instalado. Em 1975, a cidade teve sua denominação alterada para Cachoeira da Prata, após um plebiscito.
A cidade é conhecida por suas festas tradicionais, como a Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada anualmente em setembro, e a festa de São Judas Tadeu, no final de outubro. O carnaval também é um destaque, com blocos famosos como "007", "Breguenight", "Caverna do Dragão" e outros, atraindo visitantes a cada ano. Em julho, o "carnaval temporão" também é um evento esperado.
A culinária local é outro atrativo, com pratos típicos como a empadinha "capa seca" e a galinha caipira com angu e ora-pro-nóbis. O turismo é enriquecido por pontos históricos como o Cruzeiro, a represa do Ribeirão dos Macacos, a Rua Velha (com casas de mais de 100 anos) e a Igreja da Praça Matriz com seu altar em carrara.
Cachoeira da Prata também se destaca no esporte, especialmente no futebol. O Cachoeirense Futebol Clube, fundado em 1919, foi campeão da liga amadora de Sete Lagoas e região em 1987. Além disso, a cidade tem o estádio Dr. Geraldo Pereira da Rocha, em homenagem a um de seus cidadãos mais ilustres.
A economia local foi historicamente impulsionada pela indústria têxtil, com a Cia. Têxtil Cachoeira Velonorte dominando o setor até a década de 1990, quando a empresa faliu. Atualmente, a economia de Cachoeira da Prata é voltada para a extração de areia para a construção civil, além de atividades agropecuárias e comerciais.
Com cerca de 600 associados, a maior entidade local é o Sindicato Têxtil (SINDIFTAC), que ainda mantém forte presença na cidade, além de outras organizações como a SSVP e o Rotary Clube.
Cachoeira da Prata, com sua rica história, cultura vibrante e um povo acolhedor, segue firme em sua trajetória, celebrando suas tradições e superando os desafios do presente.
Mín. ° Máx. °