Terça, 25 de Fevereiro de 2025
20°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Polícia Crime ambiental

Pássaros são libertados de cativeiro em Sete Lagoas em ação da Polícia Ambiental

O dono do barracão onde as aves estavam foi autuado em R$ 109.237,25

25/02/2025 às 18h29
Por: Redação
Compartilhe:
Gaiolas apreendidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente
Gaiolas apreendidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente

A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, no último dia 25 de fevereiro, uma grande quantidade de pássaros mantidos em cativeiro em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. A ação ocorreu após uma denúncia anônima que indicava um barracão usado para armazenar aves silvestres, que posteriormente seriam comercializadas ilegalmente.

No local, os militares encontraram 58 aves vivas de diversas espécies, além de 3 aves mortas, e 61 gaiolas de diferentes tamanhos e modelos. As condições do ambiente eram precárias: o cômodo estava sem ventilação, abafado, escuro e úmido, com grande acúmulo de fezes nas gaiolas, o que configurou maus-tratos às aves. O espaço também carecia de higienização, agravando a situação das aves.

As aves resgatadas foram avaliadas por um médico veterinário, que constatou que elas estavam em estado bravio, mas em condições adequadas para serem soltas na natureza. A soltura foi realizada em uma área próxima. As gaiolas apreendidas foram destruídas e descartadas no aterro sanitário de Sete Lagoas.

O proprietário do cativeiro foi autuado em R$ 109.237,25 pelos crimes de cativeiro irregular e maus-tratos. A Polícia Militar de Meio Ambiente reforçou a importância da regularização da criação de passeriformes e orientou que qualquer pessoa interessada em criar aves deve procurar o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para obter a autorização necessária. Além disso, destacou que as aves a serem adquiridas devem ser provenientes de criadores autorizados, nunca capturadas na natureza, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 10, de 19 de setembro de 2011.

A polícia alertou para a gravidade dos crimes contra a fauna e reafirmou o compromisso com a proteção da vida selvagem.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG
Sobre o município Notícias de Sete Lagoas - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 21h27 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Qua 28°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Sex 29°C 16°C
Sáb 29°C 16°C
Dom 28°C 16°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio