A deputada estadual Lohanna França (PV) protocolou uma denúncia no Ministério Público Eleitoral contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por abuso de poder político. Conforme a parlamentar, o chefe do Executivo teria feito uma campanha eleitoral antecipada ao sugerir que seu vice, Mateus Simões (Novo), seja seu sucessor na gestão estadual.
A fala de Zema a favor de Simões ocorreu na última quinta-feira (20) em evento com prefeitos de Minas Gerais. Em seu discurso, o governador anunciou a liberação de R$ 400 milhões aos municípios em linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (BDMG), e, em seguida fez uma comparação do atual governo com o antecessor, de Fernando Pimentel (PT), e disse que para continuar, seria importante eleger um sucessor e reforçou que seu candidato é o vice-governador.
“Fica muito claro que trabalho sério, disciplina e método produzem resultado. Em milagre eu não acredito. Para que isso continue, tenho falado sempre, que nós precisamos de uma sucessão bem definida e o meu braço direito tem sido o professor Mateus (vice-governador), que, eu espero, possa me suceder. O futuro a Deus pertence, mas tudo que é possível nós temos feito aqui, na nossa gestão”, disse Zema na ocasião.
No entendimento de Lohanna França, a declaração do governador, em contexto de evento oficial do Governo de Minas com anúncio de recursos, poderia configurar como campanha eleitoral antecipada e uso indevido da máquina pública.
Mín. 17° Máx. 28°