América e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (22), às 16h30, no Independência, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. No duelo de ida, disputado no Mineirão, as equipes empataram por 1 a 1, o que faz com que nenhum dos rivais tenha vantagem para avançar à finalíssima.
Vale lembrar que a Federação Mineira de Futebol mudou algumas regras do Estadual em relação aos últimos anos. Uma delas é que não há mais vantagem do empate para o time de melhor campanha na primeira fase. Portanto, por mais que o América tenha feito uma campanha melhor do que a do Cruzeiro, caso aconteça um novo empate no Independência, a vaga para a final será definida nos pênaltis.
O América avançou para a finalíssima do Estadual pela última vez em 2023. Já o Cruzeiro tenta se classificar para a decisão pelo segundo ano consecutivo. Nas respectivas finais, as equipes foram derrotadas pelo Atlético.
América O técnico William Batista ganha um importante reforço para o jogo deste sábado. O atacante Figueiredo, que foi desfalque no primeiro duelo contra o Cruzeiro por causa de uma lesão muscular, está recuperado. Titular absoluto, o ponta-direita deve tomar de volta o lugar que foi preenchido por Adyson.
Outro reforço que deve ficar à disposição para o duelo de logo mais é o lateral-direito Mariano. O experiente defensor foi anunciado na semana passada, antes do duelo de ida, mas não estava em condições ideais de jogo. Como Mariano treinou normalmente nos últimos dias, ele deve ficar ao menos no banco de reservas. Júlio, zagueiro improvisado na lateral direita, deve continuar como titular.
Por fim, o meia Martín Benítez, que voltou a jogar justamente no jogo passado, depois de se recuperar de uma lesão muscular, pode ser titular. Se o técnico William Batista não quiser arriscar a colocar o argentino desde o início, o compatriota Fernando Elizari continuará no time.
Cruzeiro “Bom que agora teremos a semana cheia para trabalhar, descansar e implementar aos poucos nossas ideias”. A frase do técnico Leonardo Jardim, logo após a primeira partida da semifinal, não poderia imaginar uma semana tão agitada na Toca da Raposa II.
A proposta do Zenit, da Rússia, por Matheus Pereira movimentou não só os bastidores do Cruzeiro, mas também os trabalhos técnicos da comissão estrelada. Entre negociações e exames médicos, o camisa 10 da Raposa perdeu parte da preparação para a partida decisiva deste sábado (22), no Horto, e pode não iniciar o clássico.
Sem Pereira, Leonardo Jardim pode optar por uma equipe diferente, com o atacante Marquinhos na vaga do meia. Assim, o Cruzeiro contaria com três atacantes, (Dudu, Marquinhos e Gabigol) com Eduardo na criação da equipe.
Outra opção, além da própria permanência de Matheus Pereira na equipe, seria a entrada de Christian no meio, com a chance de avançar mais Matheus Henrique para dividir com Eduardo a função de munir os atacantes da Raposa.
América x Cruzeiro · Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
· Local: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
· Horário: 16h30
· Transmissão: Canais de Youtube de O TEMPO e O TEMPO Sports , TV Globo Minas, Premiere e SporTV
Arbitragem · Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
· Assistente 1: Nailton Júnior de Sousa Oliveira
· Assistente 2: Alessandro Álvaro Rocha de Matos
· 4º árbitro: Thayslane de Melo Costa
· VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Provável América Matheus Mendes; Júlio (Mariano), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Kauã Diniz, Cauan Barros e Elizari (Benítez); Figueiredo, Fabinho e Renato Marques. Técnico: William Batista.
Provável Cruzeiro Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Romero, Matheus Henrique, Marquinhos (Matheus Pereira) e Eduardo; Dudu e Gabriel Barbosa. Técnico: Leonardo Jardim.