A maioria das coisas que os brasileiros jogam na lixeira tem utilidade. Quando essa percepção se torna uma política pública, temos o conceito de lixo zero, que já inspira cidades pelo mundo. Na última reportagem da série especial sobre reciclagem, @andre_trigueiro mostra o exemplo da cidade brasileira que pôs essa ideia em prática.
Florianópolis tornou-se, em 2018, a primeira cidade lixo zero do Brasil. Até hoje é a única. O município estabeleceu, por decreto, o prazo de 2030 para deixar de levar aos aterros de lixo 90% de toda a matéria orgânica da cidade e 60% de todo material reciclável.
O #JornalNacional foi até um dos 296 pontos de entrega voluntária de vidro espalhados por Florianópolis. O Programa Lixo Zero consegue coletar, aproximadamente, 150 toneladas de vidro por mês a partir desses pontos, e é uma das coletas do material mais bem-sucedidas do Brasil.
Existem dez pontos de entrega voluntária de isopor espalhados pela cidade. O material é limpo, processado e transformado em rodapés e outros revestimentos. A fábrica descobriu há 20 anos as vantagens de se substituir a madeira pelo isopor.
”Produto resistente à umidade, não vai ter cupim. Ele tem uma facilidade de pintura”, diz a superintendente industrial Francisco May.
VEJA O VÍDEO!
Ver essa foto no Instagram
Mín. 20° Máx. 30°