Uma vaga de 300kg foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na zona rural de Pratápolis, na região Sudoeste de Minas Gerais, na tarde dessa sexta-feira (19). O animal estava preso em uma encosta e mobilizou os bombeiros em uma operação que durou cerca de cinco horas.
O local apresentava relevo extremamente perigoso, com uma descida íngreme, de aproximadamente 25 metros, que terminava em uma parede vertical de mais de 20 metros de altura, dificultando ainda mais o resgate.
Para facilitar o trabalho da equipe, o proprietário do animal ajudou cortando a vegetação densa que cobria a área, criando um caminho de acesso. Os bombeiros, então, desceram utilizando técnicas de rapel até o fundo da grota, onde a vaca estava presa há três dias. No local, foi montado um sistema especial de içamento, projetado para suportar o peso do animal e garantir sua segurança durante o resgate.
Com esforço coordenado e muita atenção, os militares conseguiram içar o animal até o ponto de acesso criado pelo proprietário e, em seguida, conduzi-lo para um local seguro. Apesar de estar extremamente debilitada por conta do tempo em que ficou presa, a vaca não apresentava ferimentos graves e foi devolvida ao responsável.
Mín. 19° Máx. 27°