Subiu de 75 para 82 o número de cidades em Minas Gerais em situação de emergência por causa das chuvas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) no boletim da Defesa Civil do estado.
Desde o início do período chuvoso, que começou no dia 22 de setembro do ano passado, o estado registrou 26 mortes devido às chuvas. Ainda de acordo com o boletim, o estado tem 382 desabrigados e 3499 desalojados.
Entre os destaques apontados pela Defesa Civil nos últimos dois dias estão:
- Presidente Olegário: pequeno deslizamento de massa/bloco na MGC-354, km 153.
- Maria da Fé: aliado à infiltração de água na Rodovia MGC-383, km 366, que liga à cidade a Itajubá, a pista de rolamento apresentou recalque de 80 cm, rachaduras e deslizamento de talude no acostamento
- José Gonçalves de Minas: alagamentos atingindo cerca de 20 casas e 8 comércios, danos parciais em 6 residências. Na zona rural, 1 pontilhão foi totalmente destruído, 3 pontilhões foram parcialmente danificados e 1 ponte foi parcialmente danificada, além de obstruções nas estradas rurais, quedas de barreiras, deslizamentos de terras e quedas de árvores.
Mais de 20 óbitos já foram registrados
Uma idosa morreu afogada após tentar atravessar um córrego e ser arrastada pela água, nessa segunda-feira (13), no Serro, no Vale do Jequitinhonha. Na cidade de Glaucilândia, no Norte do estado, um homem tentou atravessar uma ponte que não estava apta a travessia, na última sexta-feira (10). Apesar da sinalização, ele forçou a passagem e o veículo foi levado pela força da água. O corpo da vítima foi localizado apenas nessa terça-feira (14), a 4 km do local do acidente.
Outras 10 pessoas morreram durante um temporal em Ipatinga, no último final de semana e uma mulher morreu em Santana do Paraíso, cidade vizinha. Já na Zona da Mata, em Carangola, um homem morreu soterrado no dia 8 e em Tombos, um homem morreu ao tentar atravessar um riacho, a cavalo. Os outros óbitos registrados foram três em Ipanema, dois em Raul Soares, um em Uberlândia, um em Maripá de Minas, um em Coronel Pacheco, um em Nepomuceno, um em Capinópolis e um em Alterosa.
Recomendações durante a chuva ?
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.