A Orquestra Jovem de Sete Lagoas (OJSL) inicia 2025 em grande estilo, comemorando 15 anos de atividades e anunciando importantes parcerias que garantirão a continuidade e expansão do projeto. Com a adesão do Iveco Group e da ASK do Brasil, somados ao patrocínio contínuo do Grupo Multitécnica, a OJSL consolida sua posição como um dos principais programas culturais da cidade.
Ao longo de sua trajetória, a Orquestra Jovem formou centenas de jovens músicos e realizou inúmeros concertos, transformando a vida de crianças e adolescentes de Sete Lagoas. Para celebrar essa importante marca, a OJSL promete uma série de ações especiais ao longo do ano.
“Estamos muito felizes com o anúncio de empresas tão importantes que abraçam nosso projeto. É sinal de reconhecimento da grandeza da Orquestra Jovem de Sete Lagoas”, afirma Marcos Aurélio dos Santos, presidente da Associação Cultural de Orquestras – ORQUESTR’ARTE.
A OJSL é mantida através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. O valor captado vai permitir a manutenção das oficinas de música que acontecem hoje no salão paroquial da Santa Luzia. Atualmente o projeto atende cerca de 200 crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos, com aulas gratuitas de flauta e sax, violino, viola de orquestras, violoncelo e contrabaixo, além de teoria musical, obrigatória para todos os alunos.
“Agora em janeiro faremos nossa rematrícula para sabermos quantos alunos devem continuar. E logo depois abrir a inscrição para novos alunos”, explica Ivison Maximo Barbosa, Maestro e idealizador da Orquestra Jovem.
Além das oficinas no bairro Santa Luzia, a OJSL também mantém um polo descentralizado no bairro Cidade de Deus, em parceria com a prefeitura. O convênio termina em janeiro, mas a documentação já tramita para a continuidade do projeto. “É um projeto muito bonito que não pode acabar”, defende Ivison.
Para este ano, a Orquestra Jovem prevê a abertura de um novo polo em um bairro mais distante do centro, levando a oportunidade de aprender música para crianças e adolescentes de toda a cidade.
“Ainda estamos estudando onde iremos implantar essa nova turma. Mas sabemos que será em algum bairro distante do centro, de forma conseguirmos levar a oportunidade para as famílias de toda Sete Lagoas”, garante Marcos Avellar, gestor do projeto.
Como participar?
Jovens interessados em fazer parte da Orquestra Jovem devem ficar atentos às redes sociais do projeto. As inscrições para as novas turmas serão abertas em breve e divulgadas nas páginas oficiais da OJSL.
Instagram: @orquestrajovemdesetelagoas
Mín. 17° Máx. 19°