É raro encontrar alguém que nunca tenha experienciado sintomas de ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros sofrem dessa condição, tornando-se um problema de saúde pública. A ansiedade pode ser desencadeada por diversos fatores e impacta profundamente a vida das pessoas, interferindo diretamente não apenas no psicológico, mas também no corpo.
O início do ano traz uma importante oportunidade para discussões sobre saúde mental, com a campanha Janeiro Branco, que visa aumentar a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde emocional. A ansiedade, por exemplo, é um dos transtornos que mais afeta o bem-estar, com sintomas que podem se manifestar de formas variadas.
De acordo com especialistas, entre os principais sintomas da ansiedade estão o medo excessivo, a insônia, a dificuldade de concentração e a agitação. Em alguns casos, o transtorno pode também causar outras manifestações físicas, como batimentos cardíacos acelerados, sensação de falta de ar, formigamento no corpo, dor no peito, náuseas e tremores. Esses sintomas são resultado do aumento do hormônio adrenalina, responsável por preparar o corpo para uma resposta de “luta ou fuga”, comum em momentos de estresse.
Embora a ansiedade seja uma resposta natural do corpo diante de situações estressantes, ela se torna um problema de saúde quando essa reação é constante e desproporcional. Isso pode gerar crises de ansiedade, momentos de angústia, nervosismo e insegurança, em que a pessoa sente como se algo muito ruim fosse acontecer, mesmo sem um motivo claro. Tais crises podem ser desencadeadas por eventos específicos, como apresentações, prazos apertados ou até mesmo perdas pessoais.
O Brasil, sendo o país mais ansioso do mundo, registrou um aumento significativo nos casos de transtornos relacionados à ansiedade durante a pandemia da Covid-19. Além dos adultos, crianças também estão sendo impactadas, com fatores como problemas familiares, pressão escolar e questões emocionais contribuintes para o aumento da condição entre os mais jovens.
Durante o Janeiro Branco, a campanha convida as pessoas a refletirem sobre a importância de buscar apoio profissional quando os sintomas da ansiedade se tornam frequentes e debilitantes. O tratamento adequado, por meio de acompanhamento psicológico e, em casos mais graves, psiquiátrico, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Mín. 17° Máx. 19°